Artilheiro do Atlético em 2023, com 31 gols marcados, e convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira principal na temporada passada, o atacante Paulinho promoverá um grande evento na próxima segunda-feira (22), em Belo Horizonte. Repetindo a ideia já colocada em ação no Rio de Janeiro, cidade-natal do camisa 10, será lançado em Minas Gerais o Instituto que leva o nome do jogador.
Em desenvolvimento na Escola Municipal José do Patrocínio, localizada na Cidade Maravilhosa, o trabalho social do atleta de 23 anos busca reconhecer e valorizar identidades e vocações dos alunos da rede pública de ensino.
O evento contará a presença do atacante, familiares, amigos, companheiros de clube e integrantes da comissão técnica, além de alguns torcedores do Alvinegro. Durante a noite, além do lançamento do Instituto Paulinho, será realizado um leilão beneficente, com peças enviadas por jogadores de futebol, atletas de outros esportes e ídolos do Galo. Toda a renda será revertida para a ampliação da atuação do trabalho social, para que possa atender mais escolas.
Um dos vieses do Instituto é acreditar que a troca do discurso simplista do boletim vermelho, da rebeldia juvenil e da ociosidade perigosa, por um olhar criterioso sobre os potenciais das juventudes possibilitará às escolas e às organizações da sociedade civil uma atuação mais estratégica, de longo prazo e, sobretudo, conectada aos principais agentes do nosso futuro.
“Estou realizando um sonho que é meu e da minha família. Desde quando comecei a jogar que a gente conversa muito sobre devolver para a sociedade uma parte do que a gente vem conquistando. E não tem caminho melhor para isso do que a Educação para aqueles que precisam. As escolas brasileiras têm muitas carências e tenho certeza que podemos ajudar, lado a lado com as professoras, com quem já vem nessa caminhada”, comemora Paulinho, que conta com apoio da mãe, Ana Christina, e de todos da família, na gestão do projeto.
O Instituto Paulinho atende atualmente cerca de 860 adolescentes e 38 professoras e professores na Escola Municipal José do Patrocínio, em Irajá, no Rio de Janeiro, bairro onde vivia a família do jogador. Com as professoras e o corpo técnico da unidade, o Instituto está desenvolvendo uma metodologia que pretende identificar, promover e desenvolver competências que sejam úteis aos estudantes para uma melhor compreensão sobre o trabalho e para uma transformação positiva da sociedade.
“Atualmente, as meninas e os meninos das escolas públicas de todo o país estão sendo avaliados somente pelas notas que tiram nas matérias tradicionais. E assim, acabamos deixando de lado potencialidades que permitam a esses adolescentes serem o que eles quiserem ser. Nosso trabalho será ajudar as escolas, as professoras, nessa identificação e no que fazer com esses meninos e meninas”, conta a mãe do atacante, que atua como braço-direito do filho no Instituto.
Parceria com o Instituto Galo
Durante a noite será anunciada ainda uma parceria do Instituto Paulinho com o Instituto Galo, braço-social do Atlético. A ideia é trazer para as escolas municipais de Minas Gerais o trabalho que vem sendo feito pela equipe técnica do atacante na escola modelo do Rio de Janeiro. Pelo menos duas escolas em Minas devem receber o trabalho do Instituto Paulinho nesse primeiro momento.
Agenda
- Evento: Lançamento do Instituto Paulinho
- Data: 22 de janeiro de 2024
- Horário: 19h às 00h.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.