A diretoria de competições da Conmebol divulgou nesta segunda-feira (18) o ranking de clubes atualizado e já é possível saber qual será a divisão dos clubes nos potes do sorteio dos grupos da Copa Libertadores de 2024. O evento será em março do ano que vem, em dia ainda a ser definido.
Na 14ª colocação no ranking, o Atlético estará no pote 2. Por uma posição o Galo não entrou como cabeça de chave, já que a LDU de Quito-EQU, oitavo time do pote 1, está na 13ª posição.
Como pelo regulamento o Atlético não pode estar em grupo com outro time brasileiro, a não ser que ele venha das fases preliminares via pote 4, o time mineiro estará na chave de River Plate-ARG, Peñarol-URU ou LDU.
Atual campeão, o Fluminense será cabeça de chave do Grupo A. Palmeiras, líder do ranking, Flamengo, Grêmio e São Paulo são os outros brasileiros cabeças de chave.
Botafogo e Red Bull Bragantino participarão das fases preliminares, e o sorteio ocorrerá nesta terça-feira (19). Os brasileiros entram direto na segunda fase, precisando passar por duas eliminatórias para chegar à fase de grupos. Se estiverem lá podem cruzar com brasileiros no sorteio.
Pote 1
- Fluminense (Grupo A)
- Palmeiras
- River Plate-ARG
- Flamengo
- Grêmio
- Peñarol-URU
- São Paulo
- LDU-EQU
Pote 2
- Atlético
- Independiente Del Valle-EQU
- Libertad-PAR
- Cerro Porteño-PAR
- Estudiantes-ARG
- Barcelona-EQU
- Bolívar-BOL
- Junior Barranquilla-COL
Pote 3
- San Lorenzo-ARG
- The Strongest-BOL
- Universitario-PER
- Deportivo Táchira-VEN
- Rosario Central-ARG
- Alianza Lima-PER
- Millonarios-COL
- Talleres-ARG
Pote 4
- Caracas-VEN
- Huachipato-CHI
- Cobresal-CHI
- Liverpool-URU
- G1 (fase preliminar)
- G2 (fase preliminar)
- G3 (fase preliminar)
- G4 (fase preliminar)
O ranking da Conmebol
Após alguns anos de liderança do River Plate, da Argentina, agora é um time brasileiro que está no topo, o Palmeiras. Resultado de boas campanhas recentes, com títulos em 2020 e 2021 e chegada à semifinal em 2022 e 2023. O Atlético é o 14º e o Cruzeiro o 33º.
O sistema de pontuação é complexo. O campeão da Libertadores ganha 1 mil pontos, mas se leva em conta também as campanhas dos últimos dez anos, que diminui a pontuação proporcionalmente ano a ano, e também um coeficiente histórico desde a primeira edição, em 1960. O campeão nacional de cada um dos dez países filiados leva 50 pontos e se pontuam também os dez últimos anos, proporcionalmente.
O ranking anual de clubes da Conmebol é diferente daquele criado pela Fifa para definir os classificados da América do Sul para a disputa do Super Mundial de Clubes, em 2025, nos Estados Unidos. A América do Sul tem seis vagas, quatro para os campeões da Libertadores de 2021 a 2024 (Palmeiras, Flamengo e Fluminense já estão classificados) e duas por meio do ranking específico para a competição, com outra pontuação.