Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Atlético fez jogo histórico contra gigante europeu, aniversariante deste sábado (16)

Em 1997, o duelo entre brasileiros x italianos marcou a despedida de ídolo do Alvinegro

Em 2 de agosto de 1997, o Atlético entrava em campo para encarar um gigante europeu, no duelo que marcou a despedida do ídolo Toninho Cerezo. Em jogo da 1ª rodada da Copa Centenário, criada para comemorar os 100 anos de Belo Horizonte, o time comandado pelo técnico Emerson Leão teve pela frente o Milan. Neste sábado, o clube italiano completa 124 anos.

Naquela ocasião, mais de 30 mil torcedores presentes ao Mineirão viram o Galo arrancar o empate no final da partida, contra a equipe que contava com os craques George Weah e Paolo Maldini, e treinada por Fábio Capello. O duelo no Gigante da Pampulha terminou empatado por 2 a 2.

Cerezo, que se despedia dos gramados no 400º confronto pelo “Glorioso” - o ex meio-campista se refere assim ao Atlético -, ficou em campo por menos de 20 minutos, com a camisa 100, e enfrentou velhos adversários. Nos tempos de Roma e Sampdoria, ele encarou Maldini e outros jogadores do Milan que vieram ao Brasil para o torneio.

Eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa, em 1995, Weah fez dois gols no primeiro tempo e colocou os italianos em vantagem. A reação do Galo começou apenas aos 36 minutos da segunda etapa, com gol de Jorginho. Já nos acréscimo, veio o empate com Hernani, acionado no lugar de Valdir do Bigode.

Veja galeria de imagens

ATLÉTICO 2X2 MILAN

Atlético

Taffarel (Paulo César Borges); Dedimar, Sandro Blum, Luiz Eduardo e Dedê; Doriva, Bruno (Bruno), Jorginho (Lincoln) e Toninho Cerezo (Almir); Marques e Valdir (Hernâni). Técnico: Emerson Leão

Milan

Taibi; Bogarde, Costacurta, Maldini e Ziege; André Cruz, Savicevic (Smoje), Boban e Blomqvist (Robert); Ibrahim Ba (Cardone) e George Weah. Técnico: Fábio Capello

Gols: Weah, aos 16'/1ºT e 30'/1ºT Jorginho, aos 36'/2ºT e Hernâni, aos 47'/2ºT

Arbitragem: Lincoln Afonso Bicalho, auxiliado por Sebastião Abreu e Pasqualino de Souza Lima

Motivo: 1ª rodada da Copa Centenário de BH
Data: 2 de agosto de 1997
Local: Mineirão, em Belo Horizonte

Cartões amarelos: Dedimar (CAM); Costacurta, Savicevic e Ba (ACM)
Cartão vermelho: Bogarde (ACM)

Público: 30.768 pagantes
Renda: R$ 287.702,00

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18) e Olimpíada (2016-2021).
Leia mais