Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Na maior goleada sobre o Atlético, Grêmio tinha Felipão como técnico

As duas equipes se enfrentam neste domingo (26), na Arena MRV, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro

Felipão, no comando do Grêmio, em 2014

Grêmio 5 x 0 Atlético. Este foi o placar da maior goleada do Tricolor Gaúcho sobre o Alvinegro de Minas Gerais, aplicado em 8 de setembro de 1996. No próximo domingo (26), 27 anos depois, os times voltam a se enfrentar pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, com a presença de um dos grandes personagens daquele duelo.

Desde junho no comando do Atlético, o técnico Luiz Felipe Scolari era o responsável por comandar Danrlei, Paulo Nunes, Zé Afonso e companhia naquele embate no extinto Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Eduardo Amorim era o treinador do Alvinegro.

Curiosamente, a partida foi disputada na mesma temporada em que o atual comandante do Galo conquistou seu primeiro título da competição mais importante do país.

Ficha do jogo:
Grêmio 5 x 0 Atlético

GRÊMIO

Danrlei; Marco Antônio, Rivarola, Mauro Galvão e André Silva; Dinho (Luciano), Adílson, Aílton e Émerson; Paulo Nunes e Saulo (Zé Afonso). Técnico: Luiz Felipe Scolari

ATLÉTICO

Taffarel; Dinho, Ronaldo Guiaro, Rogério Pinheiro e Paulo Roberto Prestes (Cleiton); Gutemberg, Doriva, Escobar (Silva) e Fábio Augusto; Helbert e Renaldo (Leandro). Técnico: Eduardo Amorim

Motivo: 9ª Rodada – Primeira Fase - Campeonato Brasileiro de 1996
Data: 8 de setembro de 1996, domingo, 16h
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre, RS

Público: 8.932 (5.218 pagantes)
Renda: R$ 56.300,00

Árbitro: Cláudio Vinícius Cerdeira (RJ)
Auxiliares: Reinaldo Ribas e Djalma Beltrami

Cartões Amarelos: Rivarola, Marco Antônio e Dinho (G); Gutemberg, Rogério Pinheiro e Paulo Roberto Prestes (CAM)

Cartão Vermelho: Ronaldo Guiaro (CAM)

Gols: Saulo (G), 3 minutos; Zé Afonso (G), 44 minutos; Paulo Nunes (G), 48 minutos (1° tempo); Zé Afonso (G), 28 minutos; Paulo Nunes (G), 37 minutos (2° tempo).

Situação de Atlético e Grêmio no Brasileirão 2023

Com três vitórias e dois empates nos últimos cinco jogos, o Atlético é o quinto colocado do Brasileirão, com 57 pontos anotados; é a mesma pontuação do Flamengo, que perde no saldo de gols (16 x 13).

Além disso, os mineiros estão a um ponto do Red Bull Bragantino, quarto colocado, a seis do Athletico-PR, sétimo, e a cinco do líder Palmeiras.

O Grêmio, por sua vez, aparece na terceira colocação, com 59 pontos. O time comandado pelo técnico Renato Gaúcho, o Tricolor vem de derrota em casa para o Corinthians.

Clima de revanche na Arena MRV

No primeiro turno da atual edição do Campeonato Brasileiro, quem levou a melhor foi o Grêmio. Jogando em casa, o time de Renato Portaluppi venceu o Atlético por 1 a 0.

Naquela ocasião, Luiz Felipe Scolari fazia o sétimo jogo no comando do time mineiro. Ele chegou em junho para ser o substituto do argentino Eduardo Coudet, atualmente no Internacional.

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18) e Olimpíada (2016-2021).