A relação entre as categorias de base e o time profissional do Atlético foi tema de entrevista na manhã desta segunda-feira (9) na Arena MRV, a nova casa do Galo. Estiveram presentes o presidente do clube, Sérgio Coelho, e o gerente geral da base, Erasmo Damiani.
Damiani lembrou que o elenco Sub-20, que vai disputar a Copa São Paulo de Futebol Junior em janeiro, está de férias após a eliminação no Campeonato Mineiro da categoria. O elenco se reapresenta em novembro, já de olho na Copinha e pensando em nomes para integrar o elenco profissional no Campeonato Mineiro de 2024.
“Quanto mais avançarmos [na Copa São Paulo], mais seremos visados, mas acho que independente da forma que vamos jogar e dos resultados, é um caminho que já está traçado para alguns atletas. Já existe uma conversa adiantada entre nós e o departamento profissional sobre quais atletas pós base e taça São Paulo já poderiam estar no elenco profissional para o Campeonato Mineiro”, destacou o gerente geral da base atleticana.
Ainda em 2023, nomes como Alisson, Paulo Vitor e Cadu, todos vindos da base, já foram relacionados ao menos uma vez para jogos do time principal, mas ainda sem grande minutagem. O nome de Iseppe pode ser acrescentado à lista, apesar de ele não ter jogado entre os profissionais até então.
Todos eles, por outro lado, podem ser presença na Copinha, que começa nos primeiros dias de janeiro. Dependendo do desempenho do Galinho na competição, é possível que alguns destaques sejam aproveitados no time profissional já no Campeonato Mineiro, que será disputado nos primeiros meses de 2024.
Segundo Damiani, existem conversas praticamente semanais entre dirigentes da base e do profissional no Atlético. O plano é, de forma gradativa, aumentar a minutagem e a confiança dos atletas na transição, o que pode render resultados mais expressivos já na próxima temporada.