Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético: Lemos explica como esquema de Felipão ajuda o time a sofrer menos gols

Na análise do zagueiro, formação que vem sendo usada ajudou a reduzir riscos para a defesa e pode impactar nos gols sofridos

Mauricio Lemos explicou como sistema de Felipão ajuda os zagueiros no Atlético

A troca de treinador no Atlético teve um impacto importante no sistema defensivo. Apesar de números semelhantes em recorte com Luiz Felipe Scolari e Eduardo Coudet, a análise do zagueiro Mauricio Lemos é de que o sistema está mais protegido em decorrência da escalação de dois volantes, o que dá mais tranquilidade aos zagueiros de ofício.

Nos 16 jogos com Felipão até aqui, o Galo sofreu 12 gols, mesmo número dos 16 últimos jogos de Coudet como treinador alvinegro. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (21), Lemos explicou a diferença de comportamento dos zagueiros com essa “proteção a mais”.

“Acho que a gente criou uma segurança a mais, fica um time mais compacto na hora de defender. O time fica exposto certas horas no contra-ataque, e estamos trabalhando para isso não acontecer. Com Otávio e Battaglia, reforça mais a defesa, porque o futebol brasileiro é muito dinâmico, tem que ter cuidado com o contra-ataque. Se vocês despista, fica no mano a mano e não podemos deixar acontecer. Com essa estratégia, estamos sofrendo menos contra-ataques e tranquilizando mais com a bola no pé”, destacou.

No Brasileirão como um todo, o Atlético tem a 3ª melhor defesa, com 19 gols sofridos. À frente do alvinegro, estão apenas os dois primeiros colocados do campeonato. O Botafogo sofreu 14 gols, e o Palmeiras sofreu 17.

Possivelmente com Lemos no time titular, o Galo vai a campo neste sábado (23) na Arena MRV, em Belo Horizonte, onde enfrenta o Cuiabá pela 24ª rodada do Brasileirão.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.