O dia de 19 de setembro estará sempre marcado na história de Sávio Moreira de Oliveira, mais conhecido como Savinho. Nesta terça-feira (19), a estreia do atacante como profissional no Atlético completa três anos, dia em que ele também é destaque no noticiário internacional pela
Savinho chegou ao Galo ainda nas categorias de base e começou a trajetória no Sub-14, time pelo qual foi campeão mineiro em 2018. No ano seguinte, repetiu a conquista pelo Sub-15 e também foi convocado para a Seleção Brasileira da categoria.
No Sul-Americano Sub-15 de 2019, o atacante foi titular e destaque na conquista do título pela Seleção. Ele seguiu caminhada pelos times de base do Brasil e do Galo, até ser chamado para o time principal atleticano pelo então técnico Jorge Sampaoli em 2020.
O atacante chegou a ser relacionado para jogos do Campeonato Mineiro daquele ano, mas estreou pelo time profissional só em setembro, pela Série A do Campeonato Brasileiro. Na vitória atleticana sobre o Atlético-GO por 4 a 3, Savinho entrou em campo aos 37 minutos do segundo tempo no lugar de Keno, que marcou três gols na partida.
Quebra de recordes no futebol profissional e venda criticada
Na partida contra o Dragão em Goiânia, Savinho se tornou o jogador mais jovem a atuar pelo Atlético em uma edição de Campeonato Brasileiro, com 16 anos e cinco meses. Ele continuou no time principal com Sampaoli e seguiu no time de Cuca para 2021, ano consagrado pelos títulos do Campeonato Mineiro, Brasileirão e Copa do Brasil.
Já em 2022, um novo recorde foi estabelecido por Savinho. Na fase de grupos da Libertadores, ele marcou o primeiro gol como profissional aos 18 anos e se tornou o mais jovem a balançar a rede pelo Galo na competição. Ele superou a marca do atacante Alerrandro, hoje no RB Bragantino, que havia marcado dois gols contra o Zamora em 2019, aos 19 anos e três meses.
Em junho de 2022, o Atlético anunciou a venda do jovem atacante ao Grupo City por cerca de 6,5 milhões de euros e outros bônus caso atinja metas, em negociação que superou os R$ 30 millhões. Ele foi inscrito no Troyes-FRA, mas começou a caminhada na Europa emprestado ao PSV-HOL.
A negociação foi alvo de críticas da torcida atleticana não só pelo valor, mas pelo desejo de que o jovem entrasse mais vezes em campo antes de deixar o clube mineiro. Pelo time profissional, o atacante jogou 35 vezes e marcou dois gols. O segundo e último foi marcado em junho daquele ano, contra o Santos no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro.
Após cerca de um ano e meio na Holanda, Savinho foi