Mesmo com a necessidade de fazer um gol para ao menos levar a decisão para a disputa de pênaltis na partida contra o Palmeiras, nessa quarta-feira (9), pela Copa Libertadores, Alan Kardec e Vargas não foram acionados por Felipão. Os dois atacantes viram do banco de reservas a eliminação do time alvinegro no torneio continental após o empate em 0 a 0 no Allianz Parque.
Na entrevista coletiva após o jogo, Scolari explicou porque não acionou os dois jogadores mais avançados que tinha à disposição. Para ele, era mais importante fazer a bola chegar no ataque do que tentar disputar pelo alto com a dupla de zaga adversária.
“A bola tinha que chegar. Não adianta pôr atacante e colocar bola alta em cima do Gustavo Goméz e Murilo. Ninguém vai ganhar. Temos que tentar construir. O Pedrinho tentou, o Igor Gomes fez jogada. A gente vê de um ângulo, vocês veem de outros ângulo. Pelo nosso lado, achamos que deveríamos fazer aquilo”, disse.
Depois de sofrer com uma sequência de lesão desde a última temporada, Alan Kardec vinha ganhando espaço aos poucos no Atlético, mas não foi acionado contra São Paulo e Palmeiras. Em 2023, ele entrou em campo seis vezes e marcou um gol.
Eduardo Vargas vive a temporada de menor protagonismo desde que chegou ao Atlético, ainda em 2020. O chileno não atua desde o dia 17 de julho, contra o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro. Desde então, ele sofreu um problema joelho e não era relacionado até a partida contra o Palmeiras
As substituições
Ainda no primeiro tempo, Felipão teve que fazer uma alteração forçada ao colocar Mauricio Lemos na vaga de Igor Rabello, lesionado. No intervalo, entraram Patrick e Igor Gomes nas vagas de Pavón e Hyoran. Aos 27 minutos do segundo tempo, Edenilson entrou no lugar de Battaglia. Aos 36, Pedrinho substituiu o lateral Renzo Saravia.