A segunda-feira (24) começou especial para o Atlético. Se o momento atual é de dor de cabeça para o Alvinegro, que acumula oito partidas sem vencer na temporada, a data é para entrar no túnel do tempo e relembrar a conquista mais importante da história do clube.
Camisa 10 do time que deu a volta olímpica mais importante da América do Sul, há exatos 10 anos, Ronaldinho Gaúcho se manifestou pelas redes sociais. “Campeão Libertadores 2013! Este grupo foi especial... acreditamos e vencemos juntos!!! A torcida do Galo vai estar no meu coração pra sempre!”, postou o Bruxo.
Contratado em 2012 para ser o maestro do meio de campo, Ronaldinho ajudou o time a terminar a temporada como vice-campeão brasileiro e classificado para o torneio continental.
Embalado, o Galo fez campanha impecável, superando adversários e adversidades. Na final contra o Olímpia, vindo de derrota por 2 a 0, no Paraguai, o time contou com o apoio de quase 60 mil torcedores para levantar o caneco.
Maior renda da história
A partida entre Atlético x Olímpia, disputada no Mineirão, entrou para a história do futebol brasileiro. Os R$ 14.176.146 de renda até hoje não foram superados em nenhum outro confronto entre clubes no país.
Na ocasião, o Gigante da Pampulha recebeu 56.557 pagantes para o confronto decisivo do torneio mais importante da América do Sul. Ao todo, 58.620 pessoas marcaram presença e viram o Galo dar a volta olímpica.
Ficha do jogo:
ATLÉTICO-MG 2 (4) X (3) 0 OLIMPIA
ATLÉTICO:
Victor; Michel (Alecsandro), Réver, Leonardo Silva e Júnior César; Pierre (Rosinei), Josué, Tardelli e Ronaldinho; Bernard e Jô. Técnico: Cuca
OLÍMPIA:
Martín Silva; Manzur, Miranda e Candia; Alejandro Silva (Giménez), Mazacotte, Aranda, Pittoni e Benítez; Salgueiro (Baez) e Bareiro (Ferreyra). Técnico: Ever Hugo Almeida
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 24 de julho de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Wimar Roldan (COL)
Assistentes: Humberto Clavijo e Eduardo Ruiz (ambos da Colômbia)
Cartões Amarelos: Bernard, Luan (Atlético), Salgueiro, Martín Silva, Ferreyra, Giménez e Benítez (Olímpia)
Cartão Vermelho: Manzur
Gols: Jô, a 1, e Leonardo Silva, aos 40 minutos do segundo tempo (CAM)
Público: 56.557 pagantes
Renda: R$ 14.176.146,00