Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

O que o Atlético precisa para cumprir meta no 1º turno do Brasileiro; veja projeção

Diretor de futebol do Galo definiu G-6 como objetivo para equipe seguir na luta pelo título do Campeonato Brasil

Sem vencer há cinco jogos, o Atlético precisa de uma sequência de bons resultados para terminar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro entre os seis primeiros colocados. Neste momento, o Galo tem apenas 23% de chances de terminar a 19ª rodada no G-6, meta estabelecida pelo diretor Rodrigo Caetano para seguir sonhando com o título.

Para alcançar o objetivo, o time comandado por Felipão precisa melhorar o aproveitamento nas seis rodadas que ainda restam até a metade da competição nacional. De acordo com levantamento feito pelo professor Gilcione Costa, do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do site Probabilidades no Futebol, as chances são boas se o Alvinegro somar 11 pontos nos próximos seis jogos.

Dessa forma, com três vitórias e dois empates nas partidas contra Corinthians (casa), Goiás (fora), Grêmio (fora), Flamengo (casa), São Paulo (fora) e Bahia (em casa), o Atlético chegaria aos 31 pontos e teria 73,8% de chances de terminar o turno entre os primeiro colocados. Se conseguir quatro vitórias, ou três vitórias e três empates, os números já ultrapassam os 90% (veja projeção completa abaixo).

Nos 39 pontos disputados nas primeiras 13 rodadas do Campeonato Brasileiro, o Galo somou 20, o que equivale a 51% de aproveitamento. Se a equipe comandada por Felipão mantiver esses números, chegaria a 29 pontos conquistados e teria apenas 12,6% de chances de terminar o turno no G-6.

Projeção de pontos para fechar turno no G-6 do Brasileiro

  • 29 pontos: 12.6%

  • 30 pontos: 40.3%

  • 31 pontos 73.8%

  • 32 pontos 94.0%

  • 33 pontos 99.2%

  • 34 pontos 99.95%

  • 35 pontos 99.999%

  • 36 pontos 100.000%

Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.
Leia mais