Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético de olho: quais são os treinadores brasileiros livres no mercado

Galo procura substituto de Eduardo Coudet para a sequência da temporada; veja possíveis nomes

Roger Machado, Marcelo Oliveira e Rogério Ceni; veja brasileiros livres no mercado

A saída de Eduardo Coudet no comando do Atlético movimentou o mercado de treinadores no Brasil. Após o empate contra o Bragantino, no Mineirão, em Belo Horizonte, no último sábado (10), o argentino pediu para deixar o Galo e comunicou a decisão à diretoria e aos jogadores.

Veja treinadores brasileiros livres no mercado

Rogério Ceni

Anunciado pelo São Paulo em outubro de 2021, Rogério Ceni ficou quase 18 meses como técnico do Tricolor na segunda passagem. Vice-campeão da Copa Sul-Americana e do Campeonato Paulista, ambos no ano passado, Ceni passou por altos e baixos durante o período.

Ao todo, foram 107 jogos na segunda passagem, com 50 vitórias, 28 empates e 29 derrotas.

Roger Machado

Técnico do Grêmio de fevereiro a setembro do ano passado, Roger Machado foi demitido após uma sequência de maus resultados na Série B. Campeão do Campeonato Gaúcho e da Recopa Gaúcha em 2022, Roger somou 17 vitórias, 12 empates e oito derrotas pelo Tricolor no ano passado.

Roger foi anunciado em 14 de fevereiro. Nos 199 dias à frente do clube nesta passagem, comandou o time em 37 jogos. Foram 17 vitórias, 12 empates e oito derrotas, com 56,7% de aproveitamento. Foi campeão do Gauchão e da Recopa Gaúcha.

Tite

Técnico da Seleção Brasileira por seis anos e meio, Tite deixou a Granja Comary após a eliminação na Copa do Mundo do Catar. Campeão da Copa América, em 2019, o gaúcho já revelou ter uma “dívida” de gratidão com o Atlético, mesmo tendo comandado o Galo em 2005, no ano do rebaixamento.

Pelo Brasil, foram 81 jogos, com 60 vitórias, 15 empates e seis derrotas.

Cuca

Um dos maiores técnicos da história do Atlético, Cuca fez apenas dois jogos no comando do Corinthians este ano e ficou no clube por menos de sete dias.

Condenado por estupro em 1989, na Suíça, o treinador sofreu pressão por parte da torcida corintiana, que pediu a demissão de Cuca junto à diretoria. No Timão, venceu uma partida e perdeu outra.

Guto Ferreira

Após a derrota para o rival Atlético-GO na final do Campeonato Goiano, Guto Ferreira foi demitido do Goiás em abril deste ano. Em 25 jogos pelo Esmeraldino, o técnico venceu 16 jogos, seis empates e três derrotas.

Zé Ricardo

Ex-técnico de Flamengo e Vasco, Zé Ricardo é outro nome livre no mercado. Em abril deste ano, ele foi demitido pelo Shimizu S-Pulse. O motivo foi um começo de temporada ruim na Segunda Divisão do Campeonato Japonês.

No mundo asiático, Zé Ricardo comandou a equipe japonesa em 28 jogos, com apenas seis vitórias.

Alex

Há pouco mais de um mês, Alex se despediu do Avaí após 18 jogos. No comando do Leão, foram seis vitórias, quatro empates e oito derrotas. Anteriormente, ele havia treinado o sub-20 do São Paulo.

Em Florianópolis, o Avaí, de Alex, foi eliminado pelo Criciúma no Campeonato Catarinense e para o Retrô-PE na 1ª fase da Copa do Brasil.

Dunga

Há quase sete anos, Dunga era demitido do seu último trabalho até então. Em 14 de junho de 2016, o capitão do tetra deixou o comando da Seleção Brasileira após a eliminação para o Peru na Copa América Centenário.

Na segunda passagem como técnico do Brasil, Dunga registrou 18 vitórias, cinco empates e três derrotas em 26 partidas.

Jair Ventura

Ex-técnico de Botafogo e Corinthians, Jair Ventura deixou o Goiás em novembro do ano passado. Apesar de ter livrado o Esmeraldino do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, ele não se acertou com a diretoria após o fim da temporada.

Em Goiânia, Ventura fez 41 jogos, com 12 vitórias, 14 empates e 15 derrotas.

Lisca

Nome histórico do América, Lisca não deixou saudades no Santos. Com um desempenho irregular no Brasileirão, o treinador gaúcho foi demitido do cargo em setembro de 2022, com apenas oito jogos.

No geral, foram duas vitórias, três empates e três derrotas pela equipe santista.

Levir Culpi

Treinador com várias passagens pelo Atlético, Levir Culpi abandonou a aposentadoria em janeiro de 2021 para assumir o Cerezo Osaka, do Japão. Experiente no mundo asiático, ele não teve o mesmo sucesso de antes. Por lá, foram oito vitórias, seis empates e 12 derrotas.

Marcelo Oliveira

Ex-jogador do Atlético, Marcelo Oliveira está desempregado desde novembro de 2020, quando foi demitido pela Ponte Preta na Série B. A passagem pela Macaca durou 69 dias e 14 jogos, com quatro vitórias, quatro empates e seis derrotas.

Paulo Baier

Responsável pelo acesso do Botafogo-SP à Série B e por boa campanha no Campeonato Paulista, Paulo Baier deixou Ribeirão Preto em fevereiro. No interior de São Paulo, somou 18 vitórias, cinco empates e 11 derrotas.

Ney Franco

Após uma derrota para o Sampaio Corrêa, pela Série B, Ney Franco foi demitido pelo CSA em agosto de 2021. O desempenho irregular de cinco vitórias, dois empates e cinco derrotas fez a ‘fila andar’ em Alagoas.

Loading...

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.