Com a oficialização da saída de Eduardo Coudet, neste domingo (11), o Atlético volta as atenções para o mercado à procura de um novo comandante. A Itatiaia apurou que o
Treinador jovem, mas com uma longa experiência na formação de jovens jogadores, Bruno Lage começou a carreira de maneira fulminante, conquistando um improvável título do Campeonato Português, após menos de seis meses como treinador principal do Benfica.
De tampão a herói em cinco meses
A trajetória de Bruno Lage como treinador principal começou em janeiro de 2019, quando o Benfica anunciou a saída de Rui Vitória. O então desconhecido Lage era o treinador da equipe B das Águias e assumiu o time principal graças ao talento que demonstrou para trabalhar com jovens promessas.
Quando assumiu o comando do time, o Benfica estava a distantes sete pontos do então líder Porto, e a possibilidade de uma reviravolta nos rumos do campeonato era vista com pessimismo até mesmo entre os dirigentes encarnados.
Mas Bruno Lage mudou a forma de o Benfica jogar. Com seu esquema 4-4-2 e a aposta por um futebol ofensivo, os Encarnados iniciaram uma arrancada que terminou com 18 vitórias e um empate nos 19 jogos restantes da temporada, garantindo, assim, o título da Liga Portuguesa, o 37º na história do clube.
O Benfica ainda terminou o campeonato com 103 gols marcados, com uma média de 3,03 gols por partida, a mais alta das grandes ligas do futebol europeu, superando PSG (2,78), Bayern de Munique (2,49) e Manchester City (2,5).
Com o título heróico e o posto de nova grande revelação da prestigiada escola de treinadores de Portugal, Bruno Lage teve o contrato renovado com as Águias. Mas o desempenho não se repetiu na temporada seguinte, o Benfica caiu de rendimento e, no fim de junho de 2020, Lage foi dispensado pelo clube, que apostou no retorno de Jorge Jesus, que estava no Flamengo.
Bruno Lage deixou o Benfica após 76 jogos, com 51 vitórias, 12 empates e 13 derrotas. Além do Campeonato Português 2018/19, venceu a Supercopa de Portugal 2019/20.
Retorno à Inglaterra
Fora do Benfica, Bruno Lage foi anunciado em julho de 2021 como novo treinador do Wolverhampton, clube da Premier League famoso por ter um alto número de jogadores portugueses.
A aventura na Inglaterra durou até outubro do ano seguinte, quando os Wolves lutavam pela permanência na elite do futebol inglês. No total, foram 51 jogos, com 19 vitórias, 9 empates e 23 derrotas.
A passagem de Bruno Lage pelos Wolves não foi a primeira pelo futebol inglês. Antes de trabalhar na base do Benfica, Bruno Lage desempenhou o papel de treinador adjunto do também português Carlos Carvalhal, entre 2015 e 2018. Nesse período, esteve no Sheffield Wednesday e no Swansea.