A vitória de virada sobre o Athletico-PR, nessa terça-feira (23), colocou o Atlético na segunda colocação do Grupo G da Copa Libertadores. O bom resultado obtido no Mineirão, com dois gols marcados por Paulinho, aumentou as chances de o Atlético se classificar para as oitavas de final da competição continental.
Neste momento, o Galo tem seis pontos e ocupa a segunda colocação na chave, atrás apenas do Furacão. Com a vitória sobre o Alianza Lima-PER, o Libertad-PAR também chegou aos seis pontos e está atrás do Alvinegro pelo saldo de gols inferior.
De acordo com professor Gilcione Costa, do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do site Probabilidades no Futebol, o Atlético tem 69,5% de chances de se classificar para a próxima fase de Copa Libertadores.
Segundo o matemático, a vantagem em relação ao Libertad-PAR (44,4%) tem como o principal motivo o adversário que os dois times terão pela frente na próxima rodada, antes de se encontrarem. Enquanto o Galo enfrenta o lanterna Alianza Lima (5,1%), os paraguaios encaram o líder Athletico-PR (81,0%), em Curitiba.
Para o professor, é importante que o Atlético vença o Alianza Lima, no dia 6 de junho, por uma boa diferença de gols. No jogo disputado no Independência, o time de Eduardo Coudet criou várias chances de gol, mas desperdiçou a maioria e venceu por 2 a 0.
Se o Galo conseguir um placar elástico no Peru, aliado a uma vitória do Athletico-PR sobre o Libertad-PAR, o Alvinegro pode se classificar até com uma derrota para os paraguaios na última rodada.
CLASSIFICAÇÃO ATUAL DO GRUPO G
-
Athletico-PR - 7 pontos (saldo de +1 gol e cinco gols pró)
-
Atlético-MG - 6 pontos (saldo de +1 gol e cinco gols pró)
-
Libertad-PAR - 6 pontos (saldo de 0 gol e cinco gols pró)
-
Alianza-PER - 4 pontos (saldo de -2 gols e três gols pró)
CHANCES DE CLASSIFICAÇÃO ATUAIS DO GRUPO G
-
Athletico-PR - 81,0%
-
Atlético - 69,5%
-
Libertad-PAR - 44,4%
-
Alianza-PER - 5,1%