Duas torcidas organizadas do Atlético entraram em conflito antes e após a vitória do Galo sobre o Athletico-PR, por 2 a 1, neste sábado (29), no Independência, em Belo Horizonte. A Galoucura e a Brigada 1908 brigaram na Rua Pitangui, que dá acesso ao estádio.
Cinco pessoas foram presas na confusão, entre eles Josimar Júnior de Souza Barros, presidente da organizada, e Jorge Rodrigo de Oliveira Silva, o Kim, que informou aos militares que um integrante da Brigada 1908 chegou a sacar uma arma.
Segundo a PM, o presidente da torcida foi preso em 2022, no Mineirão, por tentativa de homicídio, no jogo entre Brasil e Paraguai.
Primeira briga
A primeira briga foi antes do jogo no Horto, com arremesso de cadeiras, cones e outros objetos.
Após a partida, muita confusão no Independência. As organizadas voltaram a entrar em confronto e causaram muito tumulto no estádio.
O portão da rua Pitangui chegou a ser fechado, e torcedores ficaram presos dentro do estádio. Muitos que saíram anteriormente, voltaram correndo para as arquibancadas. A polícia utilizou bombas de gás para dispersar a confusão.
A Brigada 1908 é uma torcida formada em agosto do ano passado por ex-membros da Galoucura. Ainda não se sabe o motivo da briga entre as organizadas.