Presente no evento de inauguração da Arena MRV, neste sábado (15), em Belo Horizonte, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, adiantou que a entidade deve dar, em breve, um parecer sobre o pleito do clube acerca do título de Campeão dos Campeões de 1937. O desejo do Galo é ser reconhecido como campeão brasileiro daquele ano.
“Tem o pleito do Atlético, que é pertinente, e fez um dossiê significativo com relação ao título de 1937. A CBF está conduzindo isso com critério grande, de checar toda a pesquisa do trabalho recebido, não só da CBF, mas de outros órgãos, como a Conmebol, para que possa dar toda a sua informação com relação ao pleito”, disse o mandatário da CBF.
Entenda o pleito
O Atlético enviou um dossiê para a CBF no ano passado e solicitou o reconhecimento da conquista de 1937 como Campeonato Brasileiro. O Galo deseja o reconhecimento semelhante ao feito em 2010, quando a entidade passou a considerar os campeões da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como campeões nacionais.
No dossiê, o Atlético apresentou recortes de jornais da época. Nas publicações, o Galo foi tratado como “campeão dos campeões”. O termo, inclusive, faz parte do hino alvinegro, escrito e composto por Vicente Motta, em 1969.
O torneio foi organizado pela Federação Brasileira de Futebol (FBF), que reuniu os campeões estaduais: Fluminense (Rio de Janeiro), Rio Branco (Espírito Santo) e Portuguesa (São Paulo), além dos convidados Liga da Marinha e Aliança, eliminados na fase preliminar.
Na época, os principais clubes do futebol paulista ficaram fora da competição (Palestra Itália, Corinthians, Santos, Juventus e São Paulo). Essas equipes romperam com a Associação Paulista de Esportes Atléticos (Apea) e passaram a integrar a Liga Paulista de Futebol (LPF). Desta forma, a vaga no Torneio dos Campeões ficou com a Portuguesa.