Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético será reconhecido como campeão brasileiro de 1937? Presidente da CBF responde

Ednaldo Rodrigues compareceu neste sábado, em Belo Horizonte, ao evento de inauguração da Arena MRV, estádio do Atlético

Ednaldo Rodrigues comentou pleito do Atlético para ser campeão brasileiro de 1937

Presente no evento de inauguração da Arena MRV, neste sábado (15), em Belo Horizonte, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, adiantou que a entidade deve dar, em breve, um parecer sobre o pleito do clube acerca do título de Campeão dos Campeões de 1937. O desejo do Galo é ser reconhecido como campeão brasileiro daquele ano.

“Tem o pleito do Atlético, que é pertinente, e fez um dossiê significativo com relação ao título de 1937. A CBF está conduzindo isso com critério grande, de checar toda a pesquisa do trabalho recebido, não só da CBF, mas de outros órgãos, como a Conmebol, para que possa dar toda a sua informação com relação ao pleito”, disse o mandatário da CBF.

Entenda o pleito

O Atlético enviou um dossiê para a CBF no ano passado e solicitou o reconhecimento da conquista de 1937 como Campeonato Brasileiro. O Galo deseja o reconhecimento semelhante ao feito em 2010, quando a entidade passou a considerar os campeões da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como campeões nacionais.

No dossiê, o Atlético apresentou recortes de jornais da época. Nas publicações, o Galo foi tratado como “campeão dos campeões”. O termo, inclusive, faz parte do hino alvinegro, escrito e composto por Vicente Motta, em 1969.

O torneio foi organizado pela Federação Brasileira de Futebol (FBF), que reuniu os campeões estaduais: Fluminense (Rio de Janeiro), Rio Branco (Espírito Santo) e Portuguesa (São Paulo), além dos convidados Liga da Marinha e Aliança, eliminados na fase preliminar.

Na época, os principais clubes do futebol paulista ficaram fora da competição (Palestra Itália, Corinthians, Santos, Juventus e São Paulo). Essas equipes romperam com a Associação Paulista de Esportes Atléticos (Apea) e passaram a integrar a Liga Paulista de Futebol (LPF). Desta forma, a vaga no Torneio dos Campeões ficou com a Portuguesa.

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).
Coordenador do esporte digital da Itatiaia. Construiu sua carreira no jornalismo esportivo digital. Grande experiência como repórter e editor-chefe. Passou por Superesportes, Estado de Minas, TV Alterosa, Veja BH, Canal 23 e colaborou com O Jogo (POR), Mundo Deportivo (ESP) e Levante EMV (ESP).