A saúde mental é tema cada vez mais recorrente no mundo dos esportes de alto nível. Pensando nisso, o ex-jogador Gilberto Silva, com passagem marcante por América, Atlético e Seleção Brasileira, fará parte de um debate que valoriza esse cuidado em meio às atividades rotineiras de questões físicas, técnicas e táticas das modalidades.
Ele estará ao lado da ex-jogadora de vôlei Sheilla Castro, e da coach Susana Torres, que já desenvolve projetos com essa temática na Europa. O evento acontece neste sábado (25), das 14h às 18h, no Rio de Janeiro. A iniciativa é da Sport World Coaching, da qual Gilberto faz parte, e é chamada de “O Jogo por Trás do Jogo”.
“A Susana iniciou esse projeto há mais de dez anos em Portugal, e ano passado me convidou para levar esse trabalho a mais atletas, e tem sido gratificante. Com o resultado, resolvemos trazer o projeto também para o Brasil”, explicou o pentacampeão.
“O tema é pouco explorado, pouco falado. Além da saúde mental, trazemos o treinamento mental para todos que fazer parte da cadeia esportiva”, completou. Também estarão presentes o ex-técnico Carlos Alberto Parreira, e Mauro Silva, tetracampeão mundial em 1994, e atualmente vice-presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), dentre outros convidados.
“É uma necessidade dos atletas e gestores. É uma ferramenta extra para todos que estão no esporte de certa maneira, até mesmo na imprensa e no staff de um clube, todos que precisam servir ao esporte de alguma maneira”, ressaltou Gilberto.
“A melhora dos resultados passa pelo momento em que o ser humano é desenvolvido, ele aprende uma forma que funciona melhor para ele, descobre novas ferramentas que potencializam o que já há de bom. É o nosso objetivo, dar voz a esse tema tão importante, que as pessoas se preocupem em se desenvolver para ter os melhores resultados e lidar com a pressão diária no trabalho”, finalizou.
Revelado pelo América, Gilberto Silva jogou no Atlético pela primeira vez entre 2000 e 2002. Após passagem vitoriosa pelo Arsenal-ING, ele jogou no futebol grego, e depois voltou ao Brasil para defender o Grêmio. Em 2013, retornou ao Atlético, onde encerrou a carreira. Dentre os principais títulos, estão a Copa do Mundo de 2002 e a Libertadores 2013.