O
A partida tradicionalmente reúne o campeão brasileiro e o campeão da Copa do Brasil do ano anterior, mas como ambos os títulos pertenciam ao Atlético, o Flamengo foi o adversário como vice-campeão nacional. Muitos dos nomes que estão no atual elenco, inclusive, jogaram a decisão: Everson, Mariano, Nathan Silva, Arana, Allan, Ademir, Hulk e Vargas. Uma importante diferença era o banco de reservas, então ocupado por Antonio Mohamed.
O Galo abriu o placar com Nacho, hoje no River Plate, em rebote após finalização de Arana. O Flamengo virou, com gols de Gabriel Barbosa e Bruno Henrique. Hulk voltou a igualar o placar, que não sofreu mais alterações no tempo regulamentar e na prorrogação.
A disputa de pênaltis foi equilibrada a ponto de todos os 22 jogadores realizem ao menos uma cobrança – incluindo os goleiros. No começo da nova rodada de cobranças, Hulk converteu, e Vitinho parou em Everson.
A vitória sobre o Flamengo foi o primeiro de apenas dois títulos na temporada 2022. Semanas depois, o alvinegro bateu o Cruzeiro na final do Campeonato Mineiro, mas não conquistou troféus até o fim do ano.
A equipe atleticana se juntou ao próprio Flamengo (duas vezes), Grêmio, Corinthians e Palmeiras como Supercampeões do Brasil. A disputa começou em 1990 (Grêmio) e seguiu em 1991 (Corinthians), mas só voltou a ser realizada em 2020, com duas vitórias seguidas do Flamengo. Neste ano, o Palmeiras foi o campeão.