Ouvindo...

América oficializa venda de jovem atacante para ‘Mundo Árabe’

Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira (6)

Adyson em treino do América no CT Lanna Drumond

O América oficializou, nesta sexta-feira (6), a venda do atacante Adyson, de 19 anos, para o Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos. O clube informou que manterá 10% dos direitos econômicos do jogador.

“Adyson foi um dos principais jogadores do elenco que chegou à final da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2023 e, logo após, subiu para o time profissional, onde disputou 71 jogos e marcou três gols. O América deseja sorte e sucesso ao #DNAFORMADOR na sequência de sua carreira”, diz parte do comunicado.

O Coelho não informou os valores da negociação. Adyson estava no último ano de contrato com o clube, foi procurado para discutir a renovação, mas as conversas não avançaram. Com isso, foi afastado do elenco profissional.

Leia também

Fora de profissional desde março

Promovido das categorias de base do Coelho em 2023 e com passagem pela Seleção Brasileira Sub-20, o atacante está no último ano de vínculo com a equipe americana. O clube já procurou o estafe do atleta para a renovação, mas a opção foi por “esperar”.

Nesse cenário, Adyson fez trabalho com os nomes não relacionados no sábado (12), no CT Lanna Drumond. Agora, ele “desce mais um degrau” e vai trabalhar com o time sub-20.

Em 2025, o jogador soma 13 jogos pela equipe profissional, com duas assistências. A última aparição foi no segundo jogo da final do Campeonato Mineiro, quando entrou no segundo tempo contra o Atlético e acabou expulso.

Na vitória sobre o Botafogo-SP na estreia da Série B, Adyson foi um reserva não utilizado. Desde que chegou ao time profissional, ele disputou 71 jogos, com três gols e sete assistências.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Fabrício Calazans se formou em jornalismo no UniBH. Ingressou na Itatiaia como estagiário em 2010 e passou por edição, reportagem, produção e apresentação. No “ar”, iniciou cobrindo a Copa Itatiaia. Foi também setorista da Federação Mineira de Futebol, apresentador do Apito Final e plantão nas Jornadas Esportivas. Atualmente faz a cobertura do América. Tem no currículo participações em eventos nacionais e internacionais de futebol e esportes olímpicos.
Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.