Capitão da
“Outro dia, quando vi que o Moisés voltou [para o América], ele postou uma foto na rede social mostrando o centro de treinamentos. Me deu um sentimento de nostalgia, porque a gente [Danilo e Moisés] passou muita coisa junto lá dentro, e era um momento de muitas dificuldades”, disse Danilo.
Revelado nas categorias de base do América, o lateral-direito estreou como profissional em 2009 no Coelho. Mesmo antes do primeiro passo no time principal, ele já vivia intensamente a rotina americana e relembrou um momento como torcedor no acesso da equipe à elite do
“Eu relembrava o acesso do América em 2008, para a Série A do Mineiro. Eu ainda morava no CT de Santa Luzia, peguei o ônibus e o metrô para chegar no Horto, o antigo Independência. Assisti aquilo que foi uma festa do acesso para a Série A do Campeonato Mineiro. Foi um momento que me fez aprender muito, me fez dar muito valor para o que tenho hoje, e fico satisfeito de ver o América jogando em grandes palcos e em cenários bem diferentes daquilo que era minha época. Um clube estruturado e que merece as melhores coisas”, completou o jogador da Juventus.
A partida em questão foi em maio de 2008, quando o Coelho venceu o Valeriodoce por 1 a 0 no Independência, com direito ao famoso “pênalti de dois toques” com Euller e Douglas.
“É um carinho imenso [pelo América]. É onde me formei como jogador desde a minha infância, até a juventude e os primeiros passos como adulto”, finalizou Danilo.
A passagem pelo América terminou em 2010, quando o lateral se transferiu para o Santos. No ano seguinte, ele foi titular do Peixe na conquista da Copa Libertadores e começou a trilhar uma carreira de sucesso, com passagens por Porto-POR, Real Madrid-ESP, Manchester City-ING e Juventus-ITA, clube que defende desde 2019.
O contrato de Danilo com o clube italiano vai até junho de 2025. Com a Seleção Brasileira, o lateral disputou a Copa do Mundo em 2018 e 2022, além de duas participações na Copa América (2021 e 2024) e uma Olimpíada (2012).
No dia 24 de junho, o jogador começa mais uma Copa América com a “amarelinha”. No SoFi Stadium, em Los Angeles, a Seleção Brasileira enfrenta a Costa Rica às 22h (de Brasília).