Ouvindo...

Soma de públicos do América na Série A 2023 ‘lotaria’ Independência apenas uma vez

Coelho já fez 17 partidas como mandante neste Brasileiro, mas somatória de públicos mostra baixa presença no estádio

Somatória de públicos do América como mandante na Série A ‘lotaria’ o Independência apenas uma vez

A Série A do Campeonato Brasileiro de 2023 vai exigir algumas lições para o América. Além do rebaixamento confirmado ainda na 33ª rodada, o Coelho ainda teve baixa adesão da torcida no estádio ao longo de todo o campeonato.

Até o momento, o América foi mandante em 17 partidas neste Brasileirão, e no total, recebeu 26.674 torcedores. Vale lembrar que 15 jogos foram no Independência, enquanto um foi realizado no Mineirão e outro no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Em média, foram 1.569 torcedores a cada jogo do Coelho como mandante nesta Série A. O levantamento desconsidera gratuidades, convênios, autoridades e serviços.

O número se mostra importante especialmente quando comparado à capacidade dos estádios em que o time joga. O Independência, casa do Coelho, tem capacidade para 23.018 torcedores, e dessa forma, todos os públicos americanos em 2023 encheriam o estádio apenas uma vez.

Em relação a todos os 19 estádios da Série A, o cenário também preocupa. Os 26.674 americanos que foram aos jogos em 2023 lotariam apenas cinco desses estádios: Independência (América, em BH); Serrinha (Goiás, em Goiânia); Nabi Abi Chedid (Bragantino, em Bragança Paulista); Vila Belmiro (Santos, em Santos); e São Januário (Vasco, no Rio de Janeiro).

Capacidade dos estádios da Série A que o América ‘lotaria’

  • Independência (BH): 23.018 torcedores

  • Serrinha (Goiânia): 14.525 torcedores

  • Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista): 15.010 torcedores

  • Vila Belmiro (Santos): 16.795 torcedores

  • São Januário (Rio de Janeiro): 21.680 torcedores

Mesmo mandante, América ‘foi visitante’ seis vezes

Apesar dos 17 jogos como mandante e acumulado de mais de 26 mil torcedores presentes, o América nem sempre foi, de fato, “dono da casa”. De todos esses compromissos, o Coelho foi minoria nas arquibancadas em seis oportunidades ao longo da temporada.

Cruzeiro, Corinthians, Vasco, São Paulo, Botafogo e Atlético visitaram o América no Brasileirão 2023 e tiveram a maioria da torcida, tendo em vista que o clássico contra o Galo foi no estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia.

Por outro lado, Fluminense, Cuiabá, Fortaleza, Athletico-PR, Internacional, Palmeiras, Goiás, Santos, Bragantino, Grêmio e Coritiba foram visitantes com menos torcedores que o Coelho no estádio.

Para encerrar a melancólica temporada 2023, a equipe americana fará mais quatro jogos pela Série A. O Coelho recebe Flamengo e Bahia, e visita Palmeiras e Goiás antes do fim do campeonato.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.