O América já está rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro e não tem mais pretensões esportivas na Série A em 2023.
Uma delas já se foi: a
As duas primeiras partidas podem mexer diretamente com a parte de cima da classificação. No dia 26 de novembro,
Na sequência, o desafio é contra o atual líder Palmeiras, em São Paulo, no dia 29. O Verdão briga ponto a ponto pela 1ª posição com Botafogo, Grêmio e Bragantino, e dessa forma, não vencer o rebaixado América seria trágico para a caminhada paulista. Tirar pontos de Flamengo e Palmeiras, inclusive, pode fazer com que o Coelho ajude até o Atlético, que segue na briga pelas primeiras posições.
Passadas as partidas contra times do topo, o América fará os dois jogos finais e 2023 contra times desesperados na luta contra o rebaixamento. No dia 2 de dezembro, o Coelho recebe o Bahia em Belo Horizonte; e no dia 6, visita o Goiás no encerramento do campeonato.
No momento, o Tricolor é 16º com um ponto a mais que o Cruzeiro, primeiro time do Z4. O Esmeraldino vem logo depois, em 18º, com três pontos a menos que o próprio Bahia. Se tirar pontos desses dois adversários,
Na comparação com os jogos do primeiro turno, foram três derrotas e um empate contra os próximos adversários. Apenas o Flamengo ficou sem os três pontos. Mesmo com o pensamento já na segunda divisão de 2024, a equipe americana pode prejudicar quatro times em sequência nesta reta final de Série A.