Em busca da classificação para a próxima fase da Copa Sul-Americana, o
Dono da casa, o Peñarol perdeu todos os jogos até aqui na competição e não tem mais chances de classificação. O América, por sua vez, está em 3º no Grupo F e precisa de uma combinação de resultados para ir aos playoffs da competição.
O que o América precisa para avançar na Sul-Americana?
A classificação em 1º lugar não é mais possível, porém,
Para chegar lá, é preciso não apenas vencer o Peñarol, mas torcer por uma derrota do Millonarios-COL para o Defensa y Justicia-ARG. O saldo de gols das equipes também será um fator decisivo na última rodada - atualmente, os colombianos tem dois gols de saldo a mais que o Coelho.
Em caso de classificação, as duas partidas do playoff acontecem nas semanas dos dias 12 e 19 de julho.
Peñarol vai apenas cumprir tabela, mas deve ter força máxima
Sem chances de classificação, o Peñarol vai apenas cumprir tabela diante do América e pode levar o que tem de melhor a campo.
Após o título do Torneio Apertura do Campeonato Uruguaio, o Peñarol ainda não venceu em três rodadas do Torneio Intermedio. Para o jogo contra o Coelho, Rodriguez não terá desfalques e pode repetir o time da partida do fim de semana, quando empatou com o Montevideo Wanderers.
América quer a classificação, mas não vai priorizar a Sul-Americana
Em situação complicada na temporada 2023, o técnico americano Vagner Mancini já afirmou que a Copa Sul-Americana não será prioridade na rotação de jogadores. Mesmo com chances de classificação, o objetivo do Coelho é a recuperação na Série A do Campeonato Brasileiro, na qual ocupa a 18ª posição após 12 rodadas.
Assim, Mancini deve levar a campo uma escalação parecida com a que venceu o Millonarios no estádio Independência, em Belo Horizonte, na rodada anterior. O único desfalque de momento do América é o lateral-direito Marcinho, que não foi inscrito na competição e deve ser substituído por Matheus Henrique.
As outras ausências no Coelho são de jogadores que tratam lesões de longa data, como Adyson, Matheusinho, Dadá Belmonte e Ricardo Silva.
Equipes se enfrentam pela segunda vez na história
O América começou a caminhada em competições internacionais apenas em 2022, quando disputou a fase de grupos da Copa Libertadores. Em 2023, deu sequência às participações continentais, mas na Copa Sul-Americana.
Assim, o confronto contra o Peñarol no primeiro turno foi o único entre as equipes na história. No dia 5 de abril, pela 1ª rodada da fase de grupos,
Éder, Mastriani (duas vezes) e Wellington Paulista marcaram os gols do América. Já na reta final da partida, Mansilla descontou para o Peñarol.
Peñarol-URU x América
Provável Peñarol
Cardozo; Aguirregaray, Menosse, Léo Coelho, Valentin Rodríguez; Carlos Sánchez, Damián García (Cristóforo), Homenchenko; Nicolás Rossi, Matías Arezo e Mansilla (Kevin Méndez). Técnico: Darío Rodriguez.
Provável América
Matheus Pasinato; Matheus Henrique, Julio, Éder e Marlon; Rodriguinho, Alê, Breno e Martinez; Mastriani e Rodrigo Varanda. Técnico: Vagner Mancini.
Motivo: 6ª rodada do grupo F da Copa Sul-Americana
Data e horário: 29 de junho de 2023, às 21h (de Brasília)
Local: Estádio Centenario, em Montevidéu, no Uruguai
Árbitro: Diego Haro (PER)
Assistentes: Enrique Pinto (PER) e Stephen Atoche (PER)
VAR: Carlos Obre (EQU)
Transmissão
Rádio Itatiaia, no rádio (95,7 FM e 610 AM) e no Youtube
TV: Paramount+