Ouvindo...

Presidente da CBF se reúne com dirigentes da LFU, e Liga unificada é debatida

Representantes de 12 clubes que fazem parte da Liga Forte União estiveram na sede da CBF nesta terça-feira (25)

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, se reúne com dirigentes

Os dirigentes de 12 clubes das Séries A e B do Brasileiro, que fazem parte da Liga Forte União (LFU), estiveram reunidos nesta terça-feira (25) com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, na sede da entidade, no Rio. Um dos temas debatidos foi uma possível Liga unificada no futuro, com os clubes organizando o Brasileirão.

Hoje, os principais times brasileiros se reuniram em dois blocos, a Libra e a LFU, para negociarem ativos comerciais e de transmissão. Há um início de aproximação para uma unificação que possa resultar na criação de uma Liga Brasileira de clubes.

Estiveram presentes representantes de Botafogo, Internacional, Fluminense, Fortaleza, Sport, Ceará, Mirassol, Athletico-PR, Avaí, Novorizontino, CRB e Criciúma. Pedro Lourenço, gestor da SAF do Cruzeiro, que pertence à LFU, esteve reunido com Ednaldo na segunda-feira (24), também na sede da CBF, e debateu diversos temas.

“Representamos um grupo de clubes muito plural, temos clubes das três divisões, de todas as regiões do país. Viemos conversar sobre pautas coletivas e não são só da LFU. Tudo que a gente fala aqui vale para todos os clubes que fazem parte do ecossistema do futebol brasileiro. Então, tratamos de temas técnicos, falamos sobre calendário, arbitragem, questões específicas da Série B”, afirmou o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, que preside a LFU.

Além deles, o diretor executivo da LFU, Gabriel Lima, participou do encontro. Ele é visto como protagonista em uma aproximação entre as ligas.

“A gente precisa aproveitar esse momento de transformação. A gente busca, enquanto clubes de futebol, a junção de vários clubes em prol de uma Liga, e a CBF sempre esteve nos apoiando nisso”, disse Yuri Romão, presidente do Sport.

Leia também

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.