Ouvindo...

Elencos de três clubes brasileiros estão entre os 100 mais valiosos do mundo; veja

Real Madrid, da Espanha, Manchester City e Chelsea, da Inglaterra, lideram a lista desenvolvida pelo CIES Football Observatory

Botafogo, Palmeiras e Flamengo têm os elencos mais valiosos do Brasil, segundo estudo do Observartório do Futebol do CIES

Os elencos de Palmeiras, Flamengo e Botafogo estão entre os 100 mais valiosos do mundo. Em estudo publicado pelo Observatório do Futebol do CIES, estes são os três clubes do país que figuram na lista que leva em consideração os possíveis valores de transferências de todos jogadores sob contrato, inclusive atletas que estão emprestados para outros times.

O Real Madrid, da Espanha, lidera a lista, com o maior valor agregado em possíveis transferências já registrado na história de um clube de futebol, segundo o estudo: 1 bilhão e 728 milhões de euros. A Inglaterra, com 22 clubes, é quem domina o ranking. Manchester City e Arsenal, completam o Top-3.

O Palmeiras, avaliado em 211 milhões de euros, aparece em 62º lugar. O Flamengo, com 210 milhões de euros, vem em seguida, com 63º. O Botafogo, em 141 milhões de euros, é 0 83º da lista.

Leia também

Os valores são estimados com base em modelo estatístico desenvolvido exclusivamente pelo Observatório de Futebol do Centro Internacional para Estudos de Esportes (CIES).

Veja os elencos mais valiosos do futebol mundial, segundo o CIES Football Observatory:

  1. Real Madrid (ESP): 1 bilhão e 728 milhões de euros
  2. Manchester City (ING): 1 bilhão e 471 milhões de euros
  3. Chelsea (ING): 1 bilhão e 388 milhões de euros
  4. Arsenal (ING): 1 bilhão e 225 milhões de euros
  5. Barcelona (ESP): 1 bilhão e 124 milhões de euros
  6. Liverpool (ING): 1 bilhão e 99 milhões de euros
  7. Paris Saint-Germain (FRA): 1 bilhão e 88 milhões de euros
  8. Manchester United (ING): 989 milhões de euros
  9. Tottenham (ING): 886 milhões de euros
  10. Bayer Leverkusen (ALE): 862 milhões de euros

Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.