O Fortaleza já não tinha mais ambições na última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, na quarta-feira (6) da semana passada, mas mesmo assim foi até o litoral paulista e venceu o Santos por 2 a 1. O resultado rebaixou o Peixe à Série B e salvou o Bahia.
Mesmo vencendo o Atlético por a 4 a 1, os baianos precisavam do tropeço do Santos para ficar na Série A. E após a partida, o técnico do Bahia, Rogério Ceni, ligou para Marcelo Paz, CEO da SAF do Fortaleza, para agradecer o profissionalismo de seu ex-clube.
“Ele [Ceni] me ligou um dia após o jogo. Não queríamos sair de férias com derrota. Tínhamos o nosso objetivo pessoal, que acabou beneficiando o Bahia. Após a vitória do Fortaleza, o Bahia ficou na Série A, então o Rogério, muito educadamente ligou agradecendo pela vitória, dizendo que esperava esse tipo de postura da gente que faz aqui o Fortaleza. É um grande amigo e o Bahia é um clube do Nordeste”, disse Paz em entrevista ao Globo Esporte.
A relação entre o dirigente e o treinador é boa, apesar de Ceni ter, nas duas passagens pelo Fortaleza, deixado o clube em meio ao contrato após receber propostas. A primeira em agosto de 2019, rumo ao Cruzeiro, e a segunda em novembro de 2019, para o Flamengo.
Ceni é o terceiro treinador que mais vezes comandou o Fortaleza, com 153 jogos, entre 2018 e 2020, com o hiato da saída em 2019 para a Raposa. O argentino Juan Pablo Vojvoda, que assumiu o Leão em maio de 2021, é no momento o segundo treinador em número de partidas, com 199, mas deve ultrapassar em 2024 o líder Moésio Gomes, que entre as décadas de 1960 e 1980 dirigiu o Leão por 229 vezes.