As vitórias de Bragantino e Palmeiras no final de semana, aliadas aos maus resultados do próprio Botafogo nas últimas rodadas, fizeram com que no clássico com o Vasco se tornasse uma final para o líder do Campeonato Brasileiro. A partida válida pela 32ª rodada será disputada nesta segunda-feira (6), às 19h (de Brasília), em São Januário.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time carioca tem, antes de entrar em campo, 49.6% de chances de ficar com o título nacional. Ou seja, a possibilidade de alguma outra equipe (somados 50,4%) ser campeã é maior.
Com campanha dominante, o Botafogo terminou primeiro turno com mais de 90% de chances de ficar com a taça. O número começou a cair consideravelmente apenas nos últimos dias. Mesmo após a derrota para o Cuiabá no Nilton Santos, a possibilidade ainda estava em 80%.
Antes dos jogos do final de semana, já depois da virada histórica sofrida para o Palmeiras, os cariocas ainda tinham 60% de chances. O número caiu para os 49,2% atuais após os resultados do final de semana.
Chances de título antes de Vasco x Botafogo
Botafogo: 49,6%
Bragantino: 26,0%
Palmeiras: 19,5%
Grêmio: 3,6%
Flamengo: 1,1%