Apenas detalhes matemáticos separam o Vitória do regresso à elite nacional. Líder da Série B do Campeonato Brasileiro com 64 pontos, o Leão recebe o Juventude neste domingo (29), às 19h (de Brasília), no estádio Barradão, em Salvador. A partida, válida pela 34ª rodada da competição, pode sacramentar o retorno da equipe rubro-negra à Primeira Divisão após seis anos.
A Universidade Federação de Minas Gerais (UFMG) aponta a probabilidade de 99,2% de o Vitória conquistar o acesso.
Para fazer a sua parte e dar mais um passo rumo ao acesso, o técnico Léo Condé terá os retornos do zagueiro Wagner Leonardo, que cumpriu suspensão, e Yan, além do lateral-direito Zeca, estes dois últimos recuperados de lesão.
Em contrapartida, o atacante Iury Castilho, com uma lesão na coxa, está vetado. A equipe rubro-negra está há seis jogos invicta. Em casa, são 10 jogos sem perder, sendo oito sem sequer sofrer gols.
Melhor mandante x melhor visitante
A partida deste domingo também terá a peculiaridade de colocar frente e frente as melhores equipes mandante e visitante da competição.
O Vitória tem no estádio Manuel Barradas o seu principal trunfo na competição. Jogando em casa, a equipe comandada pelo técnico Léo Condé realizou 16 jogos, com 13 vitórias, um empate e duas derrotas, aproveitamento de 83,33%.
A equipe comandada pelo técnico Thiago Carpini possui uma peculiaridade neste Brasileiro: possui aproveitamentos semelhantes jogando dentro (56,86%) ou fora de casa (56,25%). A “regularidade” faz do Juventude o time com melhor aproveitamento ao atuar como visitante na competição.
Longe de Caxias do Sul, o Papo venceu metade dos seus jogos: oito. Ainda soma três empates e cinco derrotas. Nas últimas dez partidas fora de casa, perdeu apenas para o Sport e o Atlético-GO, equipes do G4.
É este o trunfo que aposta o Juventude para buscar a recuperação na competição. A equipe vem de três empates consecutivos, sendo dois como mandante. Pressionada, a equipe precisará vencer para se manter no G4.
Vitória x Juventude
Vitória
Lucas Arcanjo; Railan, Camutanga, Wagner Leonardo e Édson Lucas; Dudu, Rodrigo Andrade e Matheuzinho; Osvaldo, Léo Gamalho e Mateus Gonçalves. Técnico: Léo Condé.
Juventude
Thiago Couto; Reginaldo, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Jean Irmer, Jadson, Vini Paulista e Nenê; David e Gabriel Taliari. Técnico: Thiago Carpini.
Motivo: 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Data e horário: 29 de outubro de 2023 (domingo), às 19h (de Brasília).
Local: Barradão, em Salvador.
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG).
Auxiliares: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Celso Luiz da Silva (MG).
Árbitro de vídeo: Philip Georg Bennett (RJ).