Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Vitória pode sacramentar acesso contra o Juventude; veja o cenário possível

Leão enfrenta o Juventude, no próximo domingo (29), no estádio Barradão, em jogo que pode sacramentar acesso à Série A

Léo Condé, técnico do Vitória

Léo Condé, técnico do Vitória

Victor Ferreira/Vitória

A Universidade Federação de Minas Gerais (UFMG) aponta a probabilidade de 99,2% de o Vitória, líder da Série B do Campeonato Brasileiro, com 64 pontos, conquistar o acesso à elite nacional. O restante que falta, os tais 0,8%, entretanto, pode se tornar zero no próximo domingo (29), às 19h (de Brasília). É quando o Leão receberá o Juventude no estádio Barradão com chances de sacramentar, matematicamente, o retorno ao Brasileirão após seis anos.

Para que isso aconteça, não basta apenas que o Rubro-negro vença o Juventude. É preciso também torcer por uma difícil combinação de resultados que envolveria ainda outros quatro jogos com adversários que continuam na luta por acesso:

  • Novorizontino (53) x Ponte Preta - sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Jorge Ismael de Biasi;

  • Guarani (55) x Botafogo-SP - sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Brinco de Ouro;

  • Criciúma (54) x Sampaio Corrêa - sábado, às 15h30 (de Brasília), no Heriberto Hülse;

  • Mirassol (53 pontos) x Ituano - sábado, às 15h30 (de Brasília), no Novelli Júnior.

Caso o Vitória consiga o triunfo diante do Juventude, alcançará 67 pontos nesta 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Após esse ciclo de jogos, apenas restarão outras quatro rodadas, o que significa que as equipes poderão somar no máximo 12 pontos.

Nesse cenário, Criciúma, Mirassol e Novorizontino não poderão vencer seus jogos nesta rodada. Ao Leão, serve no máximo um empate. Nesta situação, o Criciúma iria para 55 pontos; Novorizontino e Mirassol, para 54.

Caso o Criciúma vença todos os jogos e o Vitória perca todas as suas partidas até o fim, a equipe catarinense até chegaria aos mesmos 67 pontos, mas não conseguiria superar o Leão no critério de número de vitórias. Em situação semelhante, Mirassol e Novorizontino chegariam no máximo a 66 pontos.

Por último, o Guarani. A fim de comemorar o acesso dar qualquer margem matemática, o Vitória precisa torcer por uma derrota do Bugre diante do Botafogo-SP. Um empate levaria a equipe de Campinas a 56 pontos, podendo ainda chegar ao máximo de 68, portanto, podendo deixar o Rubro-negro para trás.

“Naturalmente, acho que ninguém esperava [essa pontuação], numa competição tão difícil como é a Série B, chegar nessa condição faltando ainda cinco rodadas. Mas no futebol temos que estar precavidos, trabalhar bem durante a semana, para podermos talvez concretizar matematicamente o primeiro objetivo contra o Juventude”, disse o técnico Léo Condé.

Apesar de as ponderações protocolares relativas aos jogos desta rodada da Segundona, o UFMG garante à equipe que alcançar 67 pontos um total de 99,912% de chance de acesso. Portanto, independentemente de a combinação de resultados acontecer ou não no próximo domingo, caberá a torcida do Vitória, em caso de triunfo sobre o Juventude, decidir se irá ou não fazer a festa.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.
Leia mais