Um estudo feito pelo Centro Internacional de Estudos Esportivos (Cies) aponta que o Campeonato Brasileiro é o segundo torneio nacional com maior lucro na transferências de atletas nos últimos dez anos. A instituição suíça, especializada na elaboração de levantamentos esportivos, analisou as janelas de transferências entre 2014 e 2023.
Ao todo, os times da Série A lucraram 1,53 bilhão de euros (aproximadamente R$ 8 bilhões) com a transferências dos atletas. O relatório leva em consideração o valor arrecadado com a venda dos jogadores e subtrai a quantia gasta com a aquisição dos reforços.
No caso do futebol brasileiro, os clubes arrecadaram 2,61 bilhões de euros e gastaram 1,08 bilhão na mesma moeda. As ligas mais ricas do mundo, como Premier Legue e La Liga, não aparecem entre as dez primeiras colocadas da lista, já que gastam mais do que arrecadam com transferências.
A líder do ranking é a Primeira Liga, o Campeonato Português. Os lusitanos lucraram 2,23 bilhões de euros (R$ 11,7 bilhões). Os portugueses têm sucesso principalmente na compra de sul-americanos por preço baixo e revende os atletas por cifras muito maiores para os times das principais ligas do Velho Continente.
Veja ligas que mais lucraram com transferências entre 2014 e 2023
Primeira Liga - Portugal: 2,23 bilhões de euros
Série A do Campeonato Brasileiro - Brasil: 1,53 bilhão de euros
Eredivise - Holanda: 1,41 bilhão de euros
Championship - Segunda Divisão da Inglaterra: 1,2 bilhão de Euros
Campeonato Argentino - Argentina: 1,12 bilhão de euros
Pro League - Bélgica: 800 milhões de euros
League 2 - Segunda Divisão da França: 700 milhões de euros
Bundesliga - Áustria: 580 milhões de euros
Prva HNR - Croácia: 520 milhões de euros
La Liga 2 - Segunda Divisão da Espanha: 500 milhões de euros