O empate por 4 a 4 entre Corinthians e Grêmio, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, terminou com uma grande polêmica nesta segunda-feira (18) à noite. Aos 47 do segundo tempo, Yuri Alberto cortou cruzamento de Ferreira na área com o braço direito, mas o árbitro Wilton Pereira Sampaio não assinalou pênalti para os gremistas. O VAR ignorou o lance polêmico.
Comentarista de arbitragem da Itatiaia e ex-árbitro do quadro da Fifa, Márcio Rezende de Freitas disse que o pênalti deveria sim ter sido marcado para o Grêmio.
“Marcaria o pênalti. Foi uma atitude de bloqueio. Mesmo o braço já estando naquela posição, o jogador do Corinthians poderia evitar. E está acima da linha do ombro e descolado do corpo. A bola está próxima e é rápida, mas veja que o companheiro de equipe (Fagner) toma todos os cuidados para não cometer o pênalti. O Yuri Alberto também poderia ter esse tipo de cautela. VAR, como sempre, omisso. Chame o árbitro e deixe que ele interprete, já que trata-se de um lance subjetivo”, disse Márcio Rezende de Freitas à reportagem.
Com o resultado, o Grêmio segue em terceiro na classificação, com 40 pontos, enquanto o Corinthians permanece em 14º, com 27.
Pela 24ª rodada, o Grêmio receberá o Palmeiras, na Arena, em Porto Alegre, na próxima quinta-feira (21). Na sexta (22), o Corinthians enfrentará o Botafogo, novamente na Neo Química Arena, em São Paulo.