Desde jovens promissores até jogadores com grande sucesso internacional já no final de carreira, o futebol brasileiro atrai cada vez mais os atletas nascidos fora do país. O levantamento inédito feito pela Itatiaia mostra que a Série A tem 117 estrangeiros, o que corresponde a 16% do total de 729 profissionais.
Até pelo crescimento da procura dos dirigentes, seja pela grife de alguns ou oportunidade de mercado vista em outros nomes, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aumentou para sete o limite dos atletas nascidos fora do Brasil.
Um dado curioso apurado neste levantamento é que Montevidéu é a terceira cidade com mais jogadores na Série A, perdendo apenas para São Paulo e Rio. A capital do Uruguai tem 17 representantes na principal competição do futebol brasileiro.
Dentre os 117 estrangeiros, 105 são sul-americanos, de oito países. Os argentinos lideram, com 39 jogadores, seguidos por Uruguai (27), Colômbia (14), Equador (7), Paraguai (7), Chile (7), Venezuela (2) e Bolívia (2). Escola tradicional no continente, o Peru não tem, neste momento, nenhum jogador entre os 20 clubes da elite nacional.
A Série A ainda tem jogadores nascidos em outros oito países: Estados Unidos (3), Portugal (2), Espanha (2), França (1), Alemanha (1), Grécia (1), Angola (1) e Argélia (1). O levantamento considera a naturalidade e não a nacionalidade atual.
*Participaram do levantamento os jornalistas Hugo Lobão, Leonardo Parrela, Lucas Sanches, Maria Fernanda Ramos, Mateus Moreira, Matheus Muratori, Pedro Leite, Sofia Gontijo, Túlio Kaizer, Tiago Mattar e Bruno Furtado
Os estrangeiros na Série A do Brasileiro
105 jogadores nasceram na América do Sul
3 jogadores nasceram na América do Norte
7 jogadores nasceram na Europa
2 jogadores nasceram na África
As cidades estrangeiras com mais jogadores na Série A
17 jogadores nasceram em Montevidéu
6 jogadores nasceram em Buenos Aires
4 jogadores nasceram em Assunção
4 jogadores nasceram em Santiago
Os países representados na Série A
39 jogadores nasceram na Argentina
27 jogadores nasceram no Uruguai
14 jogadores nasceram na Colômbia
7 jogadores nasceram no Equador
7 jogadores nasceram no Paraguai
7 jogadores nasceram no Chile
3 jogadores nasceram nos Estados Unidos
2 jogadores nasceram na Venezuela
2 jogadores nasceram na Bolívia
2 jogadores nasceram em Portugal
2 jogadores nasceram na Espanha
1 jogador nasceu na França
1 jogador nasceu na Grécia
1 jogador nasceu na Alemanha
1 jogador nasceu em Angola
1 jogador nasceu na Argélia