Ouvindo...

CBF e FPF articulam projeto de reforma de estádios através do BNDES

Projeto foi levado à CBF pelo presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho

Presidente da FPF, Evandro Carvalho, ao lado do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues

Numa articulação envolvendo o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, está em curso uma discussão para o envolvimento de financiamento público para a reestruturação de estádios de futebol em todo o país.

De acordo com Evandro Carvalho, o projeto envolveria uma parceria entre a CBF, o Governo Federal e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Por ora, os dirigentes ainda não apresentaram orçamentos nem como viabilizarão os trâmites legais para o andamento da ideia, mas a intenção é que uma parte dos estádios mais antigos do país seja contemplada.

“Através de recursos do BNDES queremos reestruturar estádios, melhorar as condições de acessibilidade e estrutura física e, com isso, gerar mais empregos, mais oportunidades de captação de recursos desses clubes com novos estádios, com melhor capacidade de operação”, disse Carvalho.

“Como presido a federação pernambucano, iniciamos pelo nosso estado. Temos dois projetos concluídos, do estádio do Arruda e do estádio da Ilha do Retiro. Projetos esses que a contrapartida dos clubes está documentalmente comprovada e que existe linha de crédito para isso”, acrescentou o presidente da FPF.

Outras demandas de Pernambuco

O representante da federação pernambucana também aproveitou a ida à CBF para pleitear um jogo da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo Masculina 2026, no Recife, além de também ratificar o desejo de incluir a Arena Pernambuco no processo de validação da FIFA/CBF para a realização das partidas visando à candidatura do Brasil para sediar o Mundial Feminino de 2027.

“Tive a oportunidade de confirmar com o presidente Ednaldo a vistoria da FIFA, da CBF, através do projeto da FIFA, da primeira parte, que é a visita à Arena para validá-la para um jogo da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo”, disse o presidente da FPF.

“Além disso, também incluiremos a Arena Pernambuco entre os locais já disponibilizados pela CBF para a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que pretendemos que seja realizada no Brasil”, completou Evandro.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.