Com um gol de Gustavo Martins, aos 49 minutos do segundo tempo, o Grêmio venceu o Bahia, por 2 a 1, neste sábado (1), na Fonte Nova, em Salvador, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Antes, Cristaldo havia aberto o placar para o Tricolor gaúcho, aos 8 minutos, e Kayky tinha deixado tudo igual para os baianos, aos 19, ambos do primeiro tempo.
O triunfo na capital baiana mantém o Grêmio na vice-liderança do Brasileirão, com 26 pontos, quatro a menos que o líder Botafogo, que enfrenta o Vasco, no domingo (2). Já o Bahia parou nos 12 pontos e dorme na 15ª posição da tabela.
As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima terça (4), às 21h (de Brasília), mais uma vez em Salvador, mas agora pela ida das quartas de final da Copa do Brasil.
Pelo Brasileirão, o Grêmio volta a campo no próximo domingo (9), em jogo de seis pontos contra o líder Botafogo, na Arena, em Porto Alegre. Já o Bahia visita o Cuiabá, no sábado (8).
O jogo
Em um primeiro tempo bastante movimentado, com as duas equipes em busca do ataque para abrir o placar, foi o Grêmio que levou a melhor, e nos minutos iniciais. Com 8 minutos de bola rolando, o Tricolor gaúcho inaugurou o placar com Cristaldo, que aproveitou assistência de Villasanti.
Mas o Bahia não se abalou e deixou tudo igual aos 19 minutos, quando Kayky aproveitou uma bola mal afastada de Kannemann para empurrar para o fundo do gol de Gabriel Grando.
As boas oportunidades de gol continuaram para os dois tricolores no segundo tempo. Aos 14, Suárez chegou a balançar as redes para o Grêmio, mas Bitello estava impedido e o gol acabou anulado. Os gaúchos tiveram mais um gol revertido aos 46, e de novo por Bitello, que finalizou em condição irregular.
Mas de tanto insistir o Tricolor gaúcho acabou fazendo o gol da vitória, aos 49 minutos, com o zagueiro Gustavo Martins, que apareceu na área para empurrar para o fundo do gol um cruzamento de Ferreira.
Bahia 1 x 2 Grêmio
Bahia
Marcos Felipe; Cicinho, Kanu, Vitor Hugo e Ryan (Jhoanner Chávez); Acevedo, Rezende (Diego Rosa), Kayky (Ademir) e Thaciano (Lucas Mugni); Vinicius Mingotti (Everaldo) e Cauly. Técnico: Renato Paiva.
Grêmio
Gabriel Grando; João Pedro, Gustavo Martins, Bruno Uvini, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Carballo (Ferreira), Cristaldo (Cuiabano) e Bitello; Luis Suárez (Vina). Técnico: Renato Gaúcho.
Gols: Cristaldo, aos 8, Kayky, aos 19 minutos do primeiro tempo; Gustavo Martins, aos 49 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Cicinho, Acevedo e Thaciano (Bahia); João Pedro e Kannemann (Grêmio).
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE).
Renda: R$ 1.036.612,00.
Público: 34.090 torcedores.
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).