Ouvindo...

Histórias do Brasileirão: o histórico duelo entre Vasco e Flamengo pela final de 1992

Na última rodada do quadrangular semifinal, mesmo eliminados, vascaínos ajudaram os flamenguistas

Histórias do Brasileirão

Vasco e Flamengo fecham a nona rodada da Série A e quando os dois rivais se enfrentam pela competição nas últimas três décadas é impossível não voltar ao ano e 1992, quando eles integraram o mesmo grupo nas semifinais do Brasileirão, numa história recheada de rivalidade e espírito esportivo.

No Campeonato Brasileiro de 1992, as semifinais foram disputadas com dois quadrangulares em turno e returno. E flamenguistas e vascaínos caíram na mesma chave. Além deles, integravam o Grupo 1 o poderoso São Paulo, que naquela temporada foi campeão da Libertadores e Mundial, e o Santos.

Os clássicos entre Vasco, que tinha feito a melhor campanha da fase classificatória, e Flamengo, que contava com uma equipe recheada de revelações da base, fecharam o turno e abriram o returno.

O primeiro jogo, em 28 de junho de 1992, teve o volante Júnior, que já tinha abandonado a lateral na sua volta ao Brasil após jogar na Itália, e foi o personagem do jogo. Ele fez o gol do Flamengo, e também o do Vasco, contra, tentando aliviar uma bola na área flamenguista.

Este resultado deixou os dois times pressionados para o clássico de abertura do returno, três dias depois. Júnior voltou a balançar a rede vascaína, mas dessa vez parou por aí, com o meia Nélio marcando o segundo gol, que deu tranquilidade ao Flamengo para vencer a partida.

Na última rodada, o Vasco, que era o time de melhor campanha, chegou eliminado, com a batalha pela vaga na decisão envolvendo Flamengo, São Paulo e Santos.

O tricolor paulista dependia apenas dele, pois vencendo o Vasco em São Januário seria finalista.

Flamengo e Santos precisavam de vitória no confronto entre eles e de tropeço do São Paulo.

Apesar de eliminado, o Vasco goleou o São Paulo por 3 a 0, em São Januário. E colocou o rival Flamengo na decisão, pois o rubro-negro carioca bateu o Santos por 3 a 1, no Maracanã, em dois jogos disputados em 8 de julho.

Uma história que começou recheada de rivalidade, terminou com grande espírito esportivo demonstrado pelos vascaínos, que mesmo eliminados colaboraram para a classificação do maior rival à final do Campeonato Brasileiro.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro