Ouvindo...

Mineirão inicia plantio da grama de inverno; confira quando ele ficará pronto para jogo

Entenda o motivo de o Mineirão precisar fazer esse tipo de manutenção

Mineirão inicia troca para gramado de inverno

O Mineirão deu início ao processo de revitalização do gramado nessa segunda-feira (13). Com foco na manutenção da qualidade do campo, o estádio passa pelo plantio da grama de inverno, para a temporada 2024.

Por conta da manutenção, a partida entre Cruzeiro e Cuiabá, no dia 26 de maio, pelo Campeonato Brasileiro, não será realizada no estádio.

O período de revitalização de inverno foi alinhado com o clube celeste e informado ao Comitê de Esporte, Cultura e Lazer, da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) na reunião do dia 5 de abril.

Como é feita a troca do gramado?

“A grama do Mineirão é a bermuda celebration, certificada pela Fifa e usada em quase todos os estádios no Brasil desde a Copa de 2014. Acontece que nesta época mais fria do ano, ela hiberna e tem dificuldades de se recuperar. Por isso, fazemos a semeadura da grama ryegrass, que é mais resistente à temperatura amena”, explicou Otavio Góes, gerente técnico do Mineirão.

Na primeira etapa do overseeding, é realizado o corte vertical acentuado da grama predominante, a bermuda celebration, abrindo espaço para o plantio da ryegrass, espécie própria para o período de baixas temperaturas.

A semeadura terá início após a liberação do gramado pela produção de Andrea Bocelli, que se apresenta no Gigante da Pampulha nesta sexta-feira (17). A manutenção segue até o próximo dia 30, quando Cruzeiro e Universidad Católica se enfrentam na Copa Sul-Americana.

Em um primeiro momento, o aspecto visual do gramado se deve, justamente, ao corte baixo da grama e não tem relação com o evento. Na técnica aplicada, os dois tipos de grama conviverão até o verão.

Após a semeadura da ryegrass, a revitalização segue para o topdressing, que consiste na aplicação de areia e no acerto de nivelamento do terreno. Nos próximos dias, serão feitas a adubação e a irrigação para manter a qualidade do gramado.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista em formação na UFMG. Apaixonado por futebol e esportes em geral.