Ouvindo...

Clube mineiro anuncia parceria com plataforma especializada em análise de jogadores

Objetivo é facilitar o recrutamento de jogadores brasileiros promissores

Centro de Treinamento do Coimbra, em Contagem-MG

O Coimbra FC Porto, clube de Contagem, fechou parceria com a empresa E-Scout, plataforma especializada em análises e coleta de informações estratégicas no futebol de base brasileiro. O clube mineiro poderá utilizar os dados disponibilizados pela plataforma para buscar jovens jogadores promissores.

Lançada neste ano, a E-Scout acompanha mais de 30 competições de base e disponibiliza informações detalhadas de mais de 7 mil jogadores das categorias sub-14 a sub-20. O objetivo da plataforma é oferecer dados de 12 mil atletas até o fim do ano.

As análises dos atletas são feitas por especialistas em desempenho que acompanham diversos jogadores no Brasil. Após as partidas, os dados são disponibilizados para os assinantes da plataforma.

Diego Vieira, CEO da E-Scout, destacou a parceria com Coimbra como uma oportunidade de crescimento para a empresa.

“É uma parceria importante para o início do trabalho da E-Scout, mostra que estamos no caminho certo e podemos contribuir para que os clubes aumentem a capacidade de prospecção de novos atletas para a base. O Coimbra tem uma gestão profissional, e é um clube conhecido mundialmente por maturar atletas de elite para o futebol europeu, e terá a oportunidade de utilizar os nossos recursos para buscar novos talentos”, declarou Diego Vieira.

Coimbra e Porto

O Coimbra assinou um termo de cooperação técnica com o Porto-POR em fevereiro deste ano. O acordo tem validade de 12 anos e representa grande participação da equipe europeia na gestão e estrutura do clube de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

No acordo, o Porto terá participação em todas as decisões estruturais do clube mineiro, relacionadas à estratégia de formação, prospecção de talentos e recrutamento, ocupação de cargos executivos e esportivos e questões orçamentais. Os Dragões também ficam responsáveis pela reformulação da imagem e dos sinais distintivos do Coimbra, como nome, logotipo e as cores do novo parceiro.

Além da expansão da marca do Porto, a parceria tem grande foco no mercado de talentos do Brasil. As equipes agora fortalecem os laços comerciais e esportivos, tendo em vista a criação de uma plataforma que permita valorizar e transferir jogadores.

Agora, os Dragões terão um coordenador técnico nas atividades do Coimbra, responsável pela implementação das metodologias de treino e pela definição do plano de formação do clube.

Atualmente, o Coimbra conta com cerca de 100 atletas somando categorias de base e time profissional. O clube mantém equipes do sub-13, sub-14, sub-15, sub-17, sub-20 e profissional.

Leia também

Karen Cristina é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte