O Athletic se prepara para um 2024 cheio, com Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Série C do Campeonato Brasileiro. À Itatiaia, Vinícius Diniz, presidente da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do clube, e Fábio Mineiro, diretor de futebol, revelaram metas ousadas para o ano.
A primeira diz respeito à Terceira Divisão.
“Buscar esse acesso para a Série B, sei que não é fácil. É uma competição nova para nós, a primeira, como foi a Série D, mas te garanto que a gente vai preparar sim, como sempre nos preparamos, para buscar sempre os primeiros lugares”, disse Fábio Mineiro.
“O campeonato, a gente tem que respeitar. Você vê grandes clubes, o próprio Pouso Alegre, América-RN, desceram este ano, grandes equipes que subiram e desceram. A gente sabe que o campeonato não é fácil, tem grandes equipes. Mas a gente é um iniciante, um iniciante que vem preparado, te garanto que vamos montar um grande elenco, vamos preparar essa estrutura da melhor forma possível”, completou o diretor.
Já Vinicius Diniz também citou um outro sonho: a classificação para, pelo menos, as oitavas de final da Copa do Brasil.
“Vamos trazer um elenco forte para que a gente realmente consiga o objetivo, que é o acesso à Série B, e quem sabe beliscar alguma coisa do Campeonato Mineiro. Sempre falei que nossa paixão é a Copa do Brasil. Quem sabe chegar às oitavas. É um sonho, mas até agora o que a gente sonhou a gente conseguiu realizar”, afirmou o presidente da SAF.
Estádio ampliado
O Estádio Joaquim Portugal, que leva o nome de Arena Sicredi por questões de patrocínio, passará por reforma já para as partidas do Campeonato Mineiro, primeira competição de 2024. Atualmente, o estádio tem capacidade para 2.303 torcedores.
A intenção do Athletic é ampliar a capacidade para cerca de seis mil torcedores. Isso seria possível, especialmente, a partir da instalação de uma arquibancada ao estilo “tobogã” atrás de um dos gols onde atualmente existe uma tribuna para convidados.
Essa tribuna passaria para um outro ponto do estádio, que também contará com novas arquibancadas. Seriam agora três portões de acesso aos torcedores. A expectativa é de contar com essas obras concluídas para o Mineiro de 2024.
“A ideia de preparar o estádio é exatamente para poder, se Deus quiser, conseguit o acesso à Série B, que é nosso objetivo. Falo que este ano começa o Projeto Série B. Fizemos o Projeto Série C, agora o Projeto Série B, para que a gente continue jogando aqui. O estádio tem uma força incrível, a Arena nos impulsiona, a torcida carrega o time nas costas”, disse o presidente da SAF.
Resultados em 2023
Fundado em 1909, o Athletic Club se enquadra, desde dezembro de de 2021, no modelo de SAF. A equipe está na elite do futebol mineiro desde o ano da transformação em SAF e soma resultados considerados satisfatórios a partir de então.
Em 2023, por exemplo, após ser campeão da Recopa Mineira no início do ano, o Athletic caiu na semifinal do Campeonato Mineiro, ao ser eliminado pelo campeão Atlético. Com isso, o time conquistou o título simbólico de campeão do interior.
A equipe também participou pelo segundo ano seguido da Copa do Brasil. Contudo, o Athletic foi eliminado na primeira fase para o Brasiliense.
O melhor resultado, contudo, foi no segundo semestre. O time foi semifinalista da Série D do Campeonato Brasileiro e, mesmo eliminado para a Ferroviária nessa fase, garantiu o acesso para a Terceira Divisão de 2024.