A venda de Otávio, do Porto, para o Al-Nassr, da Arábia Saudita, significa a entrada de uma importante quantia de dinheiro nos cofres do Coimbra. O time de Contagem, que disputa a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro (terceiro nível do estado), tinha parte dos direitos econômicos do jogador e vai receber 12,7 milhões de euros (R$ 68 milhões) milhões pela transferência.
A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Bruno Andrade e confirmada pela Itatiaia.
De acordo com a imprensa portuguesa, a negociação total do jogador gira em torno de 60 milhões de euros (321 milhões de euros). O atleta nascido no Brasil e naturalizado português será comandado por Luís Castro e companheiro do Cristiano Ronaldo.
Otávio foi revelado pelo Internacional e passou a atuar no time principal do Colorado em 2012. Após se destacar no Rio Grande do Sul, o volante foi vendido ao Porto. Antes de assumir o posto de titular e destaque individual dos Dragões, ele passou pelo Vitória de Guimarães, por empréstimo.
Nas últimas temporadas, o jogador foi um dos grandes nomes do time comandado por Sérgio Conceição, treinador que era contra a venda para o Al-Nassr. De acordo com a imprensa portuguesa, ele ficou irritado com a negociação e ameaçou deixar o cargo após perder o atleta.
Otávio disputou a última edição da Copa do Mundo pela seleção portuguesa.