A cúpula do Conselho da Fifa decidiu suspender dois países por problemas em suas federações. O Congo, filiado à CAF (Confederação Africana de Futebol), e o Paquistão, da AFC (Associação de Futebol Asiática), estão proibidos de participar de torneios internacionais de seleções e de clubes por período indeterminado.
No caso do Congo, há, segundo a Fifa e a CAF, interferência de terceiros na FECOFOOT, a federação local. Decisões como esta normalmente são feitas após o governo interferir de alguma maneira na administração da federação, o que a Fifa proíbe em seu estatuto.
Já o Paquistão, segundo a decisão da Fifa, não atualizou seu estatuto para garantir eleições justas. Os paquistaneses estiveram suspensos entre 2017 e 2021, por interferência na PFF, a federação local. O banimento foi revertido em junho de 2022, após eleições.
O Paquistão já está eliminado das Eliminatórias da Ásia para a Copa do Mundo de 2026, que será entre 11 de junho e 19 de julho do ano que vem nos Estados Unidos, no México e no Canadá.
Já o Congo teria jogo em 16 de março, contra a Tanzânia, pelo Grupo E das Eliminatórias da África. O país tem zero ponto em chave liderada por Marrocos.
Os dois países não poderão votar no Congresso da entidade, que será realizado em maio, em Assunção, no Paraguai. A Rússia é outro país suspenso neste momento pela Fifa por causa da guerra contra a Ucrânia.