A Fifa revelou nesta quinta-feira (30) a logomarca do Mundial Sub-20 que será disputado no Chile por 24 seleções entre 27 de setembro e 19 de outubro de 2025. O
Segundo a Fifa, “o emblema entrelaça a silhueta irregular da majestosa cordilheira dos Andes com a flor nacional do Chile, o copihue (flor nacional chilena), enquanto uma bola de futebol aparece no topo e a base em estilo pódio ilustra a ambição e o orgulho no coração do evento”.
“As cores vivas do emblema e a marca mais ampla da Copa do Mundo Sub-20 retratam vários elementos que estão profundamente enraizados no tecido da nação anfitriã. Isso inclui o vermelho ousado orgulhosamente ostentado por jogadores e fãs do Chile, o azul claro da costa do Pacífico, o rosa escuro dos flamingos e o laranja do vasto Deserto do Atacama”, continuou o comunicado da entidade.
A competição será disputada em quatro estádios: Nacional (Santiago), Eliás Figueroa (Valparaíso), El Teniente (Racanguá) e Estádio Fiscal (Talca).
Além do Chile, anfitrião que tem vaga automática, mais 11 seleções já estão classificadas por meio de competições continentais: México, Estados Unidos, Cuba, Panamá, Nova Zelândia, Nova Caledônia, França, Itália, Noruega, Espanha e Ucrânia.
Faltam definições dos participantes da Ásia, da África e da América do Sul.
O Sul-Americano terá sua última rodada da primeira fase entre sexta (31) e sábado (1). Com a vitória de 3 a 2 sobre o Equador na noite desta quinta-feira (30), o Brasil se classificou para o hexagonal final que definirá os quatro classificados ao Mundial. Se o Chile estiver entre os quatro primeiros, o quinto jogará a competição da Fifa.
O Brasil tem cinco taças do Mundial Sub-20, atrás apenas da Argentina, que tem seis. O último título brasileiro foi em 2011, em edição disputada também na América do Sul, na Colômbia.