A meia espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona-ESP, foi eleito nesta terça-feira (17) como a melhor jogadora do mundo pela Fifa, na premiação The Best. Ela venceu o prêmio pela segunda vez seguida.
Aitana foi formada no Barça e, desde então, defende a equipe catalã. Ela é convocada desde 2017 para a Seleção Espanhola.
Veja, abaixo, as indicadas para o prêmio de melhor do mundo no The Best:
- Aitana Bonmati (Espanha), Barcelona
- Barbra Banda (Zâmbia), Shanghai Shengli/Orlando Pride
- Caroline Graham Hansen (Noruega), Barcelona
- Keira Walsh (Inglaterra), Barcelona
- Khadija Shaw (Jamaica), Manchester City
- Lauren Hemp (Inglaterra), Manchester City
- Lindsey Horan (Estados Unidos), Olympique Lyonnais
- Lucy Bronze (Inglaterra), Barcelona/Chelsea
- Mallory Swanson (Estados Unidos), Chicago Red Stars
- Mariona Caldentey (Espanha), Barcelona/Arsenal
- Naomi Girma (Estados Unidos), San Diego Wave
- Ona Batlle (Espanha), Barcelona
- Salma Paralluelo (Espanha), Barcelona
- Sophia Smith (Estados Unidos), Portland Thorns
- Tabitha Chawinga (Maláui), Paris Saint-Germain/Olympique Lyonnais
- Trinity Rodman (Estados Unidos), Washington Spirit
A premiação da Fifa ocorreu em Doha, no Catar. Foram divulgados no The Best: melhor jogador; melhor jogadora; melhor treinador ou treinadora no futebol feminino; melhor treinador no futebol masculino; melhor goleira; melhor goleiro; Seleção Feminina The Best; Seleção Masculina The Best; Prêmio Marta; Prêmio Puskás; e Prêmio Torcedor da Fifa.
A Fifa divulgou como são escolhidos cada premiado: “Todos os vencedores desses prêmios foram decididos por um sistema de votação que contemplou os votos de torcedores, dos atuais capitães e treinadores de todas as seleções nacionais femininas e masculinas e de representantes da mídia”.
“Além disso, este ano, pela primeira vez, os fãs também participaram da votação para na formação da Seleção Feminina The Best FIFA e da Seleção Masculina The Best FIFA. Para cada uma dessas duas seleções, os torcedores escolheram com base numa lista de 77 jogadores indicados e puderam escalá-los em formações táticas predefinidas. O resultado saiu com base nessa votação e na consulta de um painel de especialistas”, completou a Fifa.