Guilherme Gandra Moura, o pequeno Gui, de 10 anos, ganhou nesta terça-feira (17) o Fifa Fan Award, prêmio que a entidade concede anualmente a torcedores que se destacam por amor ao futebol. O anúncio foi feito em Doha, no Catar, durante o The Best. Gui apareceu em vídeo com a mãe, Tayane.
Nas redes sociais, Gui é fã número 1 do meia-atacante Gabriel Pec, ex-Vasco e hoje no Los Angeles Galaxy, na MLS, nos Estados Unidos.
Desde então, Gui acabou se tornando mais do que xodó da torcida do Vasco, mas também de torcedores de todos os outros times brasileiros. Sempre recebe presentes e recebeu mimos de vários jogadores, como Hulk, do Atlético.
Ele concorreu na final contra dois outros torcedores: o mexicano Jose Armando, do Cruz Azul, e o escocês Craig Ferguson.
Ferguson foi indicado ao Fan Award por caminhar 1.609 quilômetros de Glasgow a Munique para acompanhar a Eurocopa de 2024. A travessia durou 37 dias e passou por Escócia, Inglaterra, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo e Alemanha. O objetivo de Ferguson era arrecadar dinheiro para a instituição de saúde mental “Brothers in Arms” e ele conseguiu mais de 78 mil libras (R$ 600 mil).
Torcedor do Cruz Azul, do México, Jose Armando foi diagnosticado com leucemia aos cinco anos, mas enfrentou a doença com bravura durante nove anos, servindo de inspiração para todo um país e para o Cruz Azul, clube que amava. Ele faleceu em 23 de abril de 2024, com apenas 14 anos.