A Fifa criou um prêmio específico para o gol mais bonito do futebol feminino em uma temporada e o nomeou para uma das maiores jogadoras de todos os tempos: Marta. E ela mesmo levou pela primeira vez o troféu.
Nesta terça-feira (17), a Fifa anunciou os vencedores de seu The Best, que premia os melhores do ano, e Marta teve um gol seu eleito o mais bonito da temporada 2023/2024.
O anúncio foi feito em Doha, no Catar, em evento do The Best, que premia os melhores da temporada. Marta não estava presente e receberá a taça nos Estados Unidos, onde mora.
A atacante brasileira de 38 anos, ainda em ação pelo Orlando Pride-EUA e na Seleção Brasileira, foi homenageada, como é o húngaro Ferenc Puskás, que dá nome à premiação do gol mais bonito entre os homens. Até 2023, gols bonitos feitos por mulheres concorriam ao Puskás, em um prêmio único.
Para a primeira edição do Prêmio Marta, especialistas da Fifa selecionaram 11 gols marcados entre 1 de agosto de 2023 a 10 de agosto de 2024. Um deles foi de Marta, em um amistoso do Brasil contra a Jamaica, em 1º de junho, com vitória brasileira por 4 a 0 na Arena de Pernambuco, na região metropolitana do Recife.
Marta fez dois gols nessa partida e o que concorreu, e venceu, foi o segundo, em que ela dominou na intermediária, driblou uma defensora e, na entrada da área, chutou forte no ângulo.
Prêmio Marta concorrentes (gol feminino mais bonito)
Delphine Cascarino (FRA), Olympique de Lyon–Benfica
Marina Hegering (GER), Essen–Wolfsburg
Sakina Karchaoui (FRA), Francia–Suecia
Paulina Krumbiegel (GER), Duisburg–Hoffenheim
Marta (BRA), Brasil–Jamaica
Nina Matejić (SRB), selección sub-19 femenina de Serbia–selección sub-17 femenina de Inglaterra
Beth Mead (ENG), Arsenal–West Ham United
Giuseppina Moraca (ITA), Lazio–Bologna
Asisat Oshoala (NGA), Barcelona–Benfica
Mayra Pelayo (MEX), México–Estados Unidos
Trinity Rodman (USA), Estados Unidos–Japón