O zagueiro Raphael Varane anunciou a aposentadoria do futebol nesta quarta-feira (25), aos 31 anos. O jogador francês estava no Como, da primeira divisão da Itália,
“Dizem que todas as coisas boas chegam ao fim. Na minha carreira eu tive muitos desafios, cresci em cada ocasião, quase todas elas supostamente impossíveis. Emoções incríveis, momentos especiais e memórias que vão durar a vida toda. Refletindo sobre esses momentos, é com imenso orgulho e um sentimento de realização que estou anunciando minha aposentadoria do jogo que todos amamos”, diz o começo da carta publicada por ele no Instagram.
Além dos muitos agradecimentos, Varane explicou também que seguirá no Como, mas em outra função ainda não revelada. A equipe voltou à elite da Itália após mais de 20 anos e conta com nomes de peso do futebol, como o goleiro Pepe Reina, o zagueiro Sergi Roberto e o técnico Cesc Fàbregas.
O defensor tinha contrato com a equipe por dois anos, com opção de renovação por mais um. Na estreia do time na Copa Itália, entretanto, Varane sentiu mais uma lesão no joelho após 20 minutos em campo. Os últimos anos da carreira do jogador, por sinal, foram marcados por problemas físicos e ausência em inúmeros jogos.
Em quase 15 anos no futebol, Varane defendeu apenas quatro clubes: Lens-FRA (2010 e 2011);
O zagueiro também foi nome constante em convocações da seleção da França. Varane foi campeão mundial em 2018 com a equipe, além de outro título da Nations League em 2021. O jogador também disputou a