Ouvindo...

Federação Francesa aciona Fifa por cânticos racistas de jogadores da Argentina

Enzo Fernández capturou em transmissão ao vivo do Instagram momento em que os atletas entoam canção que ofende os franceses

Nesta terça-feira (16), a Federação Francesa de Futebol (FFF) anunciou que irá acionar à Fifa a respeito da música com teores racistas entoadas por jogadores da Seleção Argentina em comemoração ao título da Copa América. A informação é do jornal AFP.

Após a vitória diante da Colômbia, na final do torneio, o elenco campeão se exaltou nas celebrações ao entoar um cântico de torcida com letras racistas e homofóbicas em ofensa a jogadores franceses.

Segundo a imprensa francesa, a instituição irá cobrar explicações da entidade vencedora da competição, além de tomar outras previdências após o contato com a Fifa.

Entenda o caso

Na última segunda-feira (15), o volante Enzo Fernández registrou através de uma live no seu perfil de Instagram a celebração da delegação argentina dentro de um ônibus. Na ocasião, os atletas cantaram uma música com ofensas racistas e homofóbicas.

Ao perceber o cântico entoado, o jogador prontamente encerrou a transmissão ao vivo em sua rede social. Confira a letra:

“Eles jogam pela França
mas são de Angola
que bom que eles vão correr
se relacionam com transexuais
a mãe deles é nigeriana
o pai deles cambojano
mas no passaporte: francês”

A música em questão ganhou notoriedade em 2022, quando a Argentina conquistou o título da Copa do Mundo. Desde então, torcedores argentinos constantemente entoam os versos ofensivos ao atletas de naturalidade francesa.

Vale destacar que no ano em questão, os argentinos venceram a final contra a França. Após o eletrizante 3 a 3 em tempo normal, os latino-americanos levantaram o troféu ao bater os europeus nos pênaltis por 4 a 2.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Ana Luiza Pereira é jornalista formada pela PUC Minas. Repórter multimídia da Rádio Itatiaia, dedica-se à cobertura de esportes em geral. Acumula passagens anteriores pela TV Horizonte, Rádio Inconfidência e Rede Minas de Televisão.
Leia mais