O Atlético Bucaramanga, da Colômbia, conquistou um título nacional pela primeira vez. A equipe, comandada por Rafael Dudamel, ex-técnico do Atlético, venceu o Independiente Santa Fé nos pênaltis por 6 a 5, após ser superado no tempo regulamentar por 3 a 2. O Bucaramanga conquistou também uma vaga na próxima Copa Libertadores.
A partida foi disputada no estádio El Campín, em Bogotá, na Colômbia. Sob o comando de Dudamel, foram 25 jogos com 13 vitórias, sete empates e cinco derrotas no torneio.
A única vez que o Bucaramanga disputou a Libertadores foi em 1998. A equipe colombiana foi eliminada nas oitavas de final pelo Bolívar-BOL.
O título é o primeiro do clube auriverde na história. O time foi fundado em 1949. Após a conquista, os torcedores lotaram as ruas de Bucaramanga, que fica a 424km de Bogotá. Há expectativa de mais festa com a chegada do elenco à cidade.
Foi apenas a terceira conquista de Dudamel como técnico, após conquista do
Dudamel no Galo
Dudamel foi contratado pelo Atlético no começo de 2020, após a saída de Vagner Mancini em 2019. Foram apenas dez partidas no Galo, com quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas, em compromissos pelo Campeonato Mineiro,
A passagem do venezuelano terminou com duas eliminações acachapantes, que levaram a uma série de críticas. Em uma semana, o Galo caiu na primeira fase da Sul-Americana para o Union Santa Fé, da Argentina; e foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil para o Afogados, de Pernambuco, nos pênaltis.
O substituto foi o argentino Jorge Sampaoli, que foi até o fim daquela temporada e levou o time ao título estadual e ao vice-campeonato da Série A do Campeonato Brasileiro. Como Dudamel esteve em seis jogos da primeira fase do Mineiro, ele também é considerado campeão daquela edição do campeonato.
Desde que deixou o Alvinegro, o técnico venezuelano passou por Universidad de Chile-CHI, Deportivo Cali-COL e Necaxa-MEX, antes de chegar ao Atlético Bucaramanga-COL.