A Major League Soccer informou os salários dos jogadores e, sem surpresas, o argentino Lionel Messi, do Inter Miami, é o atleta mais bem pago da Liga, com um rendimento anual de 20,4 milhões de dólares, valor superior aos R$ 107 milhões segundo a cotação atual. A posição de seu companheiro Luis Suárez, contudo, é surpreendente.
O centroavante uruguaio, que fez história com Messi no Barcelona e trocou o Grêmio pelo Inter Miami nesta temporada, tem um contrato de 1 milhão e 500 mil dólares anuais, com cerca de R$ 7,9 milhões de acordo com o câmbio desta quarta (5).
É um valor modesto comparado ao das outras estrelas da MLS, tanto que deixa Suárez apenas como 65º salário mais alto do futebol norte-americano, ao lado de Jordi Alba, lateral-esquerdo espanhol que também brilhou no Barcelona e hoje atua no Inter Miami.
A Major League Soccer informa as informações salariais de todos atletas sob contrato da Liga. Os números são divididos em dois tipos: salário base anual e rendimento anual garantido com bônus.
O primeiro valor consiste no valor de contrato anual recebido por cada atleta. No segundo, acrescenta-se os bônus pela assinatura de contrato ou por marketing.
Por exemplo, o jogador que inicialmente tem um contrato de dois anos com salário base anual de 500 mil dólares e assina uma renovação por mais duas temporadas com bônus de 100 mil dólares, passa a ter um rendimento anual garantido de 525 mil dólares.
No caso de Lionel Messi, por exemplo, a base salarial é de 12 milhões de dólares anuais. Com os bônus, o valor sobre para 20 milhões e 446 mil dólares por ano.
Lionel Messi é a estrela do Inter Miami e jogador mais bem pago da Major League Soccer (MLS)
O zagueiro Thiago Martins, no New York City, é o brasileiro com contrato mais valioso na MLS, de 2 milhões e 462 mil dólares, entre salário base e bônus, por ano.
Confira os jogadores mais bem pagos da Major League Soccer em 2024:
- Lionel Messi, do Inter Miami: 20 milhões e 446 mil dólares (salário + bônus)
- Lorenzo Insigne, do Toronto FC: 15 milhões e 400 mil dólares (salário + bônus)
- Sergio Busquets, do Inter Miami: 8 milhões e 774 mil dólares (salário + bônus)
- Shaqiri, do Chicago Fire: 8 milhões e 153 mil dólares (salário + bônus)
- Sebastián Driussi, do Austin FC: 6 milhões e 722 mil dólares (salário + bônus)
- Federico Bernardeschi, do Toronto FC: 6 milhões e 295 mil dólares (salário + bônus)
- Emil Forsberg, do NY Red Bulls: 6 milhões e 35 mil dólares(salário + bônus)
- Héctor Herra, do Houston Dynamo: 5 milhões e 246 mil dólares (salário + bônus)
- Hany Mukhtar, do Nashville SC: 5 milhões e 211 mil dólares (salário + bônus)
- Carles Gil, do New England Revolution: 4 milhões e 452 mil dólares (salário + bônus)