Ouvindo...

Chuvas no RS: Raphinha é multado após exibir mensagem de apoio em jogo do Barcelona

Atacante brasileiro tirou a camisa para comemorar um gol, na LaLiga, exibindo a mensagem ‘Pray for RS’

Atacante brasileiro Raphinha em partida pelo Barcelona

Atacante do Barcelona, Raphinha foi advertido pelo Comitê de Disciplina da Federação Espanhola, após exibir uma mensagem de apoio ao Rio Grande do Sul. Na ocasião, o brasileiro marcou um gol e, ao comemorar, tirou a camisa para exibir a mensagem “Pray for RS” (ore pelo RS).

Atacante brasileiro Raphinha em partida pelo Barcelona

Árbitro do jogo, Cuadra Fernández advertiu o camisa 11 com um cartão amarelo e relatou a situação na súmula, conforme orienta o protocolo. A Federação Espanhola, por sua vez, multou Raphinha em 601 euros (R$ 3,3 mil). Por outro lado, o Barcelona terá que pagar outros 350 euros (R$ 1,9 mil).

O jogador é natural de Porto Alegre e foi criado na Restinga, região periférica da capital.

O que diz o Código Disciplinar?

Raphinha foi enquadrado no artigo 96 do Código Disciplinar espanhol. A multa corresponde ao valor mínimo determinado para a infração.

O atacante gaúcho foi enquadrado no artigo 96 do Código Disciplinar espanhol e multado com o valor mínimo previsto na infração.

“O jogador de futebol que, por ocasião de ter marcado um gol ou por qualquer outro motivo derivado das vicissitudes do jogo, levante a camisa e exiba qualquer tipo de publicidade, lema, legenda, siglas, anagramas ou desenhos, qualquer que seja o seu conteúdo ou a finalidade da ação, será sancionado, como autor de infração grave, com multa até 3.000 euros e repreensão, sendo esta registada pelo árbitro no relatório de arbitragem”, diz o artigo.

Temporal no RS

O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública em centenas de cidades. Segundo a Defesa Civil, as fortes chuvas que atingem o estado gaúcho, desde o fim de abril, já afetaram mais de 2,1 milhões de pessoas em 446 municípios. De acordo com os dados mais atualizados, são 148 mortos, 124 desaparecidos, 806 feridos, quase 80 mil em abrigos e mais de 530 mil desalojados (em casa de parentes e amigos).

Como ajudar?

Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam não só de alimentos, como também de colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).

Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista em formação na UFMG. Apaixonado por futebol e esportes em geral.