Ouvindo...

Ranking da Conmebol tem clube brasileiro na liderança; veja as posições

Palmeiras ultrapassa River Plate em ranking que define os potes dos sorteios das Copas Libertadores e Sul-Americana

Sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai

A diretoria de competições da Conmebol divulgou nesta segunda-feira (18) o seu ranking de clubes atualizado. E após alguns anos de liderança do River Plate, da Argentina, agora é um time brasileiro que está no topo, o Palmeiras. Resultado de boas campanhas recentes, com títulos em 2020 e 2021 e chegada à semifinal em 2022 e 2023.

River, Boca e Flamengo aparecem na sequência. O Atlético está na 14ª colocação, e o Cruzeiro na 33ª. O ranking é usado pela Conmebol para o posicionamento nos potes do sorteio dos grupos das Copas Libertadores e Sul-Americana, que será em março.

O sistema de pontuação é complexo. O campeão da Libertadores ganha 1 mil pontos, mas se leva em conta também as campanhas dos últimos dez anos, que diminui a pontuação proporcionalmente ano a ano, e também um coeficiente histórico desde a primeira edição, em 1960. O campeão nacional de cada um dos dez países filiados leva 50 pontos e se pontuam também os dez últimos anos, proporcionalmente.

O ranking anual de clubes da Conmebol é diferente daquele criado pela Fifa para definir os classificados da América do Sul para a disputa do Super Mundial de Clubes, em 2025, nos Estados Unidos. A América do Sul tem seis vagas, quatro para os campeões da Libertadores de 2021 a 2024 (Palmeiras, Flamengo e Fluminense já estão classificados) e duas por meio do ranking específico para a competição, com outra pontuação.

Veja os 20 primeiros colocados do ranking de clubes da Conmebol:

  1. Palmeiras
  2. River Plate-ARG
  3. Boca Juniors-ARG
  4. Flamengo
  5. Nacional-URU
  6. Athletico-PR
  7. Grêmio
  8. Peñarol
  9. São Paulo
  10. Olimpia-PAR
  11. Inter
  12. Fluminense
  13. LDU de Quito-EQU
  14. Atlético
  15. Santos
  16. Independiente Del Vale-EQU
  17. Libertad-URU
  18. Independiente-ARG
  19. Cerro Porteño-PAR
  20. Racing-ARG
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.