O título da Copa Sul-Americana conquistado neste sábado (28), ao bater o Fortaleza no Uruguai, pode fazer com que a LDU-EQU participe de um novo torneio em 2024, organizado pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e pela Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe). E ter como rival o Inter Miami, o time de Lionel Messi.
Em janeiro de 2023, as duas confederações firmaram acordo para a realização de competições de seleções e de clubes em conjunto. Um deles prevê, já para 2024, um quadrangular entre dois times da Conmebol e dois da Concacaf, batizado sem muita criatividade de Final Four.
Ainda não se tem confirmação de critérios de classificação, ou de quando e onde seria disputado, mas a Itatiaia apurou que se esse Final Four sair do papel já no ano que vem, a Conmebol pretende indicar seus campeões vigentes nos torneios de clubes, os ganhadores da Libertadores e da Sul-Americana em 2023. Ou seja, Fluminense ou Boca Jrs-ARG, que se enfrentam no próximo sábado (4) no Maracanã, no Rio, pela final da Libertadores, e a LDU.
Mas quando será? E onde?
O grande problema para a realização desse quadrangular é o calendário. A ideia seria jogá-lo em uma sede fixa, com 99% de chances de ser nos EUA, por maior facilidade para fechar acordos comerciais que viabilizassem o mini-torneio. A Concacaf sugeriu junho de 2024, na semana que antecederia a abertura da Copa América de Seleções, marcada para 20 de junho (com final em 14 de julho), nos EUA. Conmebol prefere janeiro, ou até dezembro, quando suas competições não estão em andamento.
A Concacaf, lá no início do ano, sinalizou que indicaria o campeão e o vice da Concachampions, a sua Liga dos Campeões. O atual campeão é o León, do México, e o vice o Los Angeles FC, dos EUA. Ou seja, um time mexicano, outro norte-americano, cenário ideal. Mas aí entra o Messi e tudo que ele representa, inclusive financeiramente.
O Inter Miami, time do argentino, conquistou em agosto a Leagues Cup, torneio que reúne times da MLS, a liga de futebol dos EUA, e do México, uma espécie de Concachampions, mas só com os times da elite do continente.
E aí entra a possibilidade de incluírem o Inter Miami no torneio e ganhar mídia, e patrocinadores, com a presença de Messi nele. Como ainda não definiu o critério de classificação, a Conmebol poderia indicar o León, atual campeão da Concachampions, e o Inter, vencedor da Leagues Cup.
Uma definição deve ocorrer até dezembro.